24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria de Segurança prepara seminário para padronizar embarcações no país em abordagens policiais em rios

A pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o padrão de embarcações militares utilizadas no país deverá ser definido em maio, durante o 1º Seminário Interestadual de Abordagem a Embarcações (Siae), organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No evento, também serão definidos padrões de como fazer abordagem a embarcações em operações policiais.

Resultado de uma reunião do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, com o titular da Senasp, general Guilherme Theophilo, o seminário interestadual será realizado entre os dias 20 e 23 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.

Um dos responsáveis pela organização do evento, o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), tenente-coronel Almir Cavalcante, afirmou que serão convidados a participar do evento os secretários de Segurança, delegados gerais e comandantes da Polícia Militar de todos os estados brasileiros.

“Há uma necessidade de padronizar os procedimentos de abordagens policiais em ocorrências com embarcações. Hoje existem técnicas consolidadas em ações terrestres, mas há uma carência no que diz respeito aos rios, e este é um dos objetivos do seminário”, explicou Cavalcante.

“Preocupado com as tropas, o secretário de Segurança determinou o estabelecimento de uma doutrina a ser adotada e que ficará disponível para todas as secretarias de Segurança do país, especialmente da região Norte”, disse.

Simulações – Estão confirmados a participar do evento representantes do Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, São Paulo e Rio de Janeiro. O terceiro dia do seminário exclusivo para a parte prática, com simulações de abordagens adotadas por diferentes tropas especializadas.

Serão convidados a participar da ação militares do Exército e da Marinha; agentes da Polícia Federal e das forças estaduais, com o Comando de Operações Especiais (COE) e Batalhão Ambiental, por parte da PMAM; e Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e Delegacia Fluvial (Deflu), por parte da Polícia Civil.

FOTO: Divulgação / SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui