25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria de Segurança Pública encaminhou 76 pessoas para tratamento em dependência química neste ano

Neste ano de 2018, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) encaminhou 76 pessoas para centros de tratamento terapêutico em dependência química entre os meses de janeiro e outubro. O público foi identificado, principalmente, em bases localizadas na zona leste e no centro da capital amazonense.

O Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), do Departamento de Prevenção à Violência da SSP-AM, teve início em 2006 e conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Desde sua criação, mais de 40 mil pessoas foram atendidas por meio de palestras em todo o Estado do Amazonas.

O programa atua em conjunto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria do Estado de Assistência Social (Seas). Dentro da sede da SSP-AM, o Previne mantém uma sala voltada ao atendimento de familiares de pessoas com dependência química que buscam orientação e maneiras de tratamentos para quem enfrenta o problema.

Segundo a coordenadora do Previne, Edméia Holanda, o objetivo é formar multiplicadores que atuem em prevenção ao uso de drogas em todo o estado do Amazonas.

Neste ano, pela primeira vez a coordenadora está acompanhando o caso de uma pessoa que buscou tratamento na SSP e, agora, está sendo reinserida no mercado de trabalho. O programa vai fornecer a ajuda necessária enquanto ele se encontra de licença médica por 120 dias para realizar o tratamento em um dos centros filiados. Neste caso, o Departamento tem parceria com a Policlínica Gilberto Mestrinho para tratar o paciente por meio do programa “Álcool e outras drogas”.

Além da assistência durante o tratamento, o Previve também fornece auxílio após o dependente sair da clínica. “É necessário que o paciente continue frequentando os grupos de apoio. E toda essa orientação é passada não somente para eles como também para a família”, disse Edméia Holanda.

O programa realiza, ainda, um curso treinamento de extensão universitária em parceria com a Universidade Nilton Lins para criar multiplicadores para prevenção de drogas.

Parcerias – A SSP-AM encaminha dependentes químicos para o Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, no município Rio Preto da Eva, e para a Fazenda da Esperança, no quilômetro 15 da BR-174, em Manaus.

As pessoas que precisam de tratamento podem procurar a secretaria, localizada na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital, no subsolo do Shopping Via Norte.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui