23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Secretaria de Segurança Pública faz operação em todos os bairros da capital para inibir crimes

Na noite de quinta-feira (06/09), os órgãos do sistema de Segurança Pública do Amazonas realizaram uma operação simultânea e integrada em todas as zonas da capital, especialmente nos bairros com maior incidências de homicídios, roubos e furtos para inibir crimes em Manaus.

Policiais civis e militares realizaram rondas ostensivas, saturando as áreas de maior incidência de crimes, além de montar barreiras para abordagem de veículos do transporte público, evitando, assim, assaltos aos coletivos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop) também realizaram ações pontuais nos bairros da capital.

A operação seguiu as diretrizes estratégicas traçadas pelo secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva, e pelo secretário extraordinário Walter Cruz, responsável pela implementação do programa GuardiAM 24 horas, resultado da consultoria da Giuliani Security & Safety.

Ciops – As ações foram acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações e Controle (Ciops). “É uma operação integrada, ou seja, todos os órgãos do sistema de segurança pública atuando em prol da sociedade amazonense com um único objetivo: trazer a tranquilidade e a paz social para que o cidadão tenha seu direito de ir e vir garantido”, disse o secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva.

GuardiAM24h – De acordo com o secretário extraordinário, coronel Walter Cruz, as ações visam combater a atuação das facções criminosas e preparam o sistema de Segurança Pública para implantação do GuardiAM24h.

“Hoje, todo o sistema está integrado, trabalhando nas manchas criminais em operações em áreas delimitadas onde possivelmente poderíamos ter ações de facções. Estamos preparando as instituições para implantação do programa GuardiAm 24h. Agora vamos acompanhar as operações, prospectando dados, fazendo pesquisas e começando a preparar pequenos projetos para que quando a consultoria internacional chegar possa receber, da nossa equipe, os dados necessários para que eles possam começar a implementar projetos”, afirmou o coronel PM Walter Cruz.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel PM Cláudio Silva, disse que, além do policiamento ostensivo em toda capital, a PM atuou pontualmente em áreas com maior índice de violência. “É o trabalho integrado para coibir a ação criminosa e dar tranquilidade à sociedade”, pontuou.

Ao todo, 150 policiais participaram da operação nessa quinta-feira. Foram abordadas 2.219 pessoas, além de 556 veículos, sendo 197 carros, 210 motocicletas, 67 mototáxis, 35 táxis, 36 ônibus do sistema de transporte público, 11 ônibus de rotas especiais e 12 bares vistoriados pelas Polícias e Corpo de Bombeiros.

Prisões – Os policiais da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram um suspeito com uma pistola modelo 940 com 10 munições em uma avenida no bairro Aleixo, zona centro-sul. Três veículos foram apreendidos e outros dois foram recuperados após uma abordagem policial no bairro Compensa, na zona oeste.

Segundo os policiais militares da 8ª Cicom, durante patrulhamento pelas ruas do bairro Compensa, foi identificado um indivíduo em atitude suspeita. Ele entrou em uma garagem e conseguiu fugir. No entanto, ao verificar a garagem, os policiais militares encontraram dois veículos com restrição de roubo. Foi feito contato com o proprietário que se deslocou até o local e identificou os veículos. O caso foi encaminhado à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) para as providências cabíveis.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui