24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria do Estado da Cultura prepara programação especial para o aniversário de Manaus

Manaus está em festa pelos seus 346 anos, celebrados no próximo sábado (24), e o Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura preparou uma vasta programação artística para comemorar a data junto à população. Serão seis dias de espetáculos de música, dança, teatro e exposições que valorizam o talento dos artistas locais. O público será presenteado ainda com shows especiais, como as cinco apresentações do espetáculo “Azul Resplendor”, encenado pela premiada atriz Eva Wilma.

“Comemorar o aniversário de Manaus é saudar a população que faz o dia a dia da cidade, que participa do desenvolvimento e das conquistas que ela alcança. Então, a comemoração tem que ser feita junto ao povo que a constrói e a faz ser como é”, declarou o governador do Amazonas, José Melo.

O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, destaca a o mix no estilo de atrações e a quantidade de eventos oferecidos. “Manaus tem crescido e evoluído histórica e culturalmente, se mostrando uma cidade receptiva, moderna e, ainda, cheia de boas perspectivas, em todas as áreas”, concluiu.

As apresentações gratuitas do espetáculo “Azul Resplendor” irão acontecer às 19h dos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira), no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, (Rua Gandú, 119, Nova Cidade) e as apresentações no Teatro Amazonas entre os dias 24 e 26. No sábado, dia 24, e na segunda, 26, o espetáculo começa às 20h e no domingo, dia 25, às 19h. No Teatro Amazonas, os ingressos custam R$ 20, sendo R$ 10 a meia entrada, para todos os setores. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro.

A peça, do autor peruano Eduardo Adrianzén, marca a comemoração de 60 anos da carreira de Eva Wilma e narra a história da atriz Blanca Estela, que retorna aos palcos depois de abandonar a aposentadoria. Além de Eva Wilma, o espetáculo conta ainda com a participação dos atores Renato Borghi, Guilherme Weber, Luciana Borghi, Débora Veneziani e Carlo Porto.

Crianças

Já às 20h desta quarta-feira (21), o Teatro Amazonas será cenário do espetáculo de dança “Quebra Nozes”, encenado por 145 crianças que são atendidas pela Associação de Artes Belas Artes (Belarte).

De acordo com a presidente a associação e diretora artística do espetáculo, Carolina Solar, a apresentação vai seguir o roteiro original do espetáculo, mantendo todas as músicas de Tchaikovsky. O espetáculo é gratuito e o Teatro Amazonas abre ao público meia hora antes do início da apresentação.

Outra atividade voltada ao público infantil será realizada das 9h às 11h e das 14h às 16h de sexta-feira (23), no Centro Cultural Usina Chaminé, que fica na avenida Lourenço Braga, no Centro. Lá, as crianças poderão participar de atividades lúdicas, pintura, leitura, brincadeiras e poderão, ainda, assistir filmes.

Os pequenos também poderão conferir o show “Villa Lobos e as cantigas de roda”, às 19h, também na sexta-feira (23) no Teatro da Instalação (na rua da Instalação, no Centro). Ao todo, 45 crianças do Coral Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e dois alunos do núcleo de artes do Liceu de Artes e Ofícios, vão interpretar 30 músicas de Heitor Villa Lobos, dentre elas “Terezinha de Jesus”, “Se essa rua fosse minha” e “Escravos de Jó”. Elas serão regidas pelo maestro Hugo Pinheiro.

Os alunos da rede pública estadual de ensino também foram contemplados com uma programação especial, o “Caminhando por Manaus”, que será realizada das 14h às 17h de sexta-feira (23). Acompanhados por monitores, eles irão conhecer alguns dos principais pontos artísticos e históricos de Manaus, em uma caminhada que iniciará no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi. O roteiro conta ainda com visitação à Biblioteca Pública do Amazonas, Galeria do Largo, Largo São Sebastião, Palácio da Justiça, Museu Casa Eduardo Ribeiro e Teatro Amazonas.

A Secretaria de Estado da Cultura irá disponibilizar a Casa das Artes, na Rua José Clemente, como ponto de apoio aos participantes da caminhada. Lá estarão disponíveis água e banheiros. A organização do encontro orienta os estudantes a usarem bonés, protetor solar e lavar uma garrafa de água.

Música

Pela primeira vez que a Orquestra de Violões da Secretaria de Estado da Cultura vai participar de um musical com teatro e dança. O espetáculo “Um conto amazônico”, será apresentado às 20h, de quinta-feira (22), no Teatro Amazonas.

Além da Orquestra de Violões, o concerto terá participação do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas e do Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A história encenada retrata a rotina amazônica, com doses de humor e muita música, como “Manaus”, “Canoeiro”, “Canto da Yara” e “Tucandeira”.

“É um show que pode ser assistido por toda a família. É a primeira vez que fazemos a integração desses três grupos e o público vai se surpreender com o resultado”, afirmou o maestro da Orquestra de Violões, David Nunes.

No sábado (24), os amantes do rock nacional poderão conferir a edição especial do tradicional “Tacacá na Bossa”, que vai acontecer às 19h, no Largo de São Sebastião. Os shows começam com o cantor Nicolas júnior, que entoará suas canções que reverenciam a cidade de Manaus, suas peculiaridades e o seu povo, com muito talento, humor e poesia.

Na sequência, a Banda Official 80 apresentará 1h30 de show o “Especial Legião Urbana”, com as participações do cantor Márcio Tinôco e do guitarrista Luís Marinho. Ainda no Tacacá na Bossa, o poeta Wandemberg Garcia Pereira, mais conhecido por “Seu Chaliba”, irá declamar o poema “Lágrimas de Manaus”.

Outro destaque na programação é a continuação da exposição “Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes”, que segue em cartaz no Manauara Shopping. A exposição retrata toda a história do Teatro Amazonas, através de um acerto exclusivo, além de vídeos e apresentações musicais. Às 19h, desta sexta-feira (23), a apresentação no espaço será dos membros da Orquestra Experimental Amazonas Filarmônica. No sábado, 24, o show será do meaestro Davi Nunes e Benjamin Prestes, da Orquestra de Violões e no domingo, 25, será um show de voz e violão, com o cantor Cleber Faba.
Paralelamente a toda essa programação, haverá apresentações circenses, shows com músicos locais, exposições, atividades lúdicas e outras atrações em outros pontos de Manaus. A programação segue abaixo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui