25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Secretário admite falha na segurança após fuga em massa de presos no AM

39 detentos escaparam por um túnel com cerca de 11 metros de extensão. Um dia depois da fuga em massa houve rebelião na unidade prisional.

O secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, admitiu nesta sexta-feira (6) que houve falhas nos procedimentos de seguranças que resultaram na fuga de 39 presos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no km 8 da BR-174, que liga Manaus e Boa Vista (RR), na segunda-feira (2). Um dia depois da fuga em massa houve rebelião na unidade prisional.

Detentos escaparam por um túnel com cerca de 11 metros de extensão e 50 centímetros  de diâmetro. A fuga ocorreu pela madrugada e começo da manhã. Objetos como baldes, cordas e estoques – armas artesanais, além de ventiladores utilizados para cavar o túnel foram apreendidos após a fuga.

Batalhão de Choque entrou na cadeia por volta de 23h30 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Batalhão de Choque entrou na cadeia
por volta de 23h30 (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Florêncio reconheceu que falhas em procedimentos de manejo de presos no CDP facilitaram a escavação do túnel. O secretário disse que foi aberto um processo administrativo para apurar se houve facilitação de agentes penitenciários.

“Foram duas, uma em um dia (fuga) e outra no dia seguinte (rebelião). Não há uma mágica, uma ciência exata nisso. É continuar fiscalizando, é potencializar as revistas, é fazer diariamente as revistas nas celas, enquanto se está se fazendo a abertura e fechamento das trancas. Isso precisa ser feito. Isso com certeza não foi feito porque senão não tinha acontecido esse túnel. Se o procedimento estivesse sido feito de forma correta, os funcionários não teriam sido tomados como reféns. Houve falha de procedimentos, no manejo, na movimentação do preso”, disse.

Três dos 39 presos foram localizados pela polícia após a fuga. Um dos fugitivos foi morto após um assalto na capital. Dois foram presos com drogas após denúncias.

Segundo o secretário, equipes da Seap com o apoio da Polícia Militar do Amazonas fazem ronda em busca dos foragidos. “Uma fuga de 39 presos traz preocupação para toda a sociedade. A população fica pavorosa porque se tem 39 criminosos soltos nas ruas. Hoje, 36”, afirmou.

Fonte: G1 do AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui