24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Secretário Especial de Produtividade do Polo Industrial e Centro de Biotecnologia da Amazônia

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos da Costa, visitou, nesta sexta-feira (26), as plantas fabris da Samsung e Moto Honda, além do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), acompanhado do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Alcimar Martins. O secretário está na capital amazonense desde ontem (25), quando conduziu a 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), após o retorno a Brasília do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na Samsung, Carlos da Costa foi recebido pelo vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos, Mário Lafitte, e pelo gerente jurídico da empresa, Matheus Luniere, que explicaram sobre a história da Samsung no mundo e, especificamente, no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde produz aparelhos celulares, tablets, televisores e condicionadores de ar, por exemplo.

Na ocasião, ele visitou as linhas de produção e verificou a complexidade das etapas fabris ali executadas. Matheus Luniere destacou que a Samsung segue o que regem os Processos Produtivos Básicos (PPBs) e reforçou a eficiência da empresa. “Hoje, após todas as etapas fabris, conseguimos entregar dois celulares a cada segundo”, afirmou Luniere.

Dentre alguns dos tópicos comentados pelo secretário da Sepec à equipe da Samsung ao longo da agenda estava a nova regra de pontos dos PPBs. Além disso, Carlos da Costa declarou estar bastante satisfeito com o que pôde acompanhar acerca do que é executado pela empresa na região. “É uma indústria altamente avançada tecnologicamente que permite a geração de milhares de empregos e com um grau de responsabilidade social que devemos sempre atentar. Segue a proposta que temos hoje na Secretaria e no governo federal”, disse.

Duas Rodas
Já na planta fabril da Moto Honda no parque industrial de Manaus, o titular da Sepec foi recepcionado pelo presidente da empresa na América do Sul, Issao Mizoguchi, e conheceu as linhas de produção de rodas, escapamento e a linha de montagem do produto final. Mizoguchi afirmou que Manaus tem a planta da Honda mais verticalizada do mundo. “Estamos com um investimento de R$ 500 milhões a serem aplicados nos próximos três anos para modernização e competitividade da fábrica”, disse. O montante será aplicado em uma nova fábrica de motores, renovação de equipamentos, construção de novos prédios e reposicionamento de linhas produtivas.

A Moto Honda da Amazônia gera cerca de sete mil empregos, entre diretos e indiretos, com produção de quatro mil motocicletas por dia. Ao longo dos 43 anos da planta em Manaus já foram produzidas mais de 24 milhões de motocicletas, a maioria para abastecer o mercado nacional. “Queremos agora contribuir para melhorar a balança comercial do Estado, por meio das exportações”, complementou o presidente.

Bioeconomia

Ainda durante sua agenda em Manaus nesta sexta-feira, o secretário da Sepec também foi ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), onde foram discutidos alguns pontos da proposta da Suframa de gestão para o Centro apresentada ao Ministério da Economia. De acordo com o secretário, o CBA deverá se transformar em um centro de negócios. As tratativas da reunião pautarão adequações à proposta da Autarquia que será rediscutida no âmbito do governo federal.

Durante a reunião do CAS, o CBA foi destaque no discurso do titular da Sepec. “Estamos reformulando e valorizando o CBA e transformando-o em uma grande oportunidade para ser um núcleo de novos vetores de desenvolvimento complementares, e não substitutos, à ZFM, como bioeconomia, turismo, mineração e piscicultura. O CBA é o caminho da prosperidade que estamos construindo no sentido de aproveitar as riquezas da região e, ao mesmo tempo, garantir a defesa do meio ambiente e dos interesses da nossa grande nação”, disse.

Texto: CGCOM
Fotos: Divulgação/Suframa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui