O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi Alves, recebeu na noite de terça-feira, 5/2, uma homenagem do Conselho Regional de Economia, seção Amazonas (Corecon-AM), que o elegeu Economista Destaque do Ano de 2018 por sua atuação no cargo. Magaldi foi escolhido por ser o primeiro profissional de Economia a presidir a área da Saúde em Manaus.

A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), num evento que abrigou também a posse dos novos presidente e vice-presidente do Corecon, além dos conselheiros regionais eleitos para o triênio 2019-2021, e contou com a presença de membros da entidade, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e autoridades da política e da Economia no estado, além de amigos e familiares do secretário.

Para Magaldi, o reconhecimento dos pares é uma grande honra pessoal, além de representar uma valorização do papel do profissional de Economia na sociedade. “É um reconhecimento por esse grande desafio que vem sendo estar à frente da Semsa, e que mostra que o economista pode propor soluções viáveis, ajudar a racionalizar, equilibrar e inovar a gestão em diversas áreas, o que é, afinal, o grande objetivo da profissão”, afirma.

Em seu discurso de agradecimento, o secretário da Semsa relembrou os desafios da formação – dos tempos de estudante, no estado do Rio de Janeiro, quando se dividia entre o trabalho no aeroporto do Galeão e as viagens até Niterói, para cursar Economia na Universidade Federal Fluminense (UFF), aos diversos cargos públicos que ocupou em órgãos municipais e estaduais do Amazonas, como a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Finanças (Semef) – onde destacou o trabalho inovador, em que tomou parte, de reestruturação e equilíbrio das contas da Prefeitura de Manaus – e a Manaus Previdência (Manausprev), para chegar ao que, segundo ele, é o seu maior e mais importante desafio até agora: a Semsa.

“É um trabalho difícil, mas também muito recompensador, além de fundamental, no sentido de contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da sociedade manauara, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Gerimos milhares de itens, desde a estrutura de uma unidade de saúde até os muitos tipos de remédios que precisam chegar à população, mas espero, agradecendo a confiança da minha categoria, poder ajudar a fazer a diferença na melhoria da saúde em Manaus”, concluiu.

Marcelo Magaldi Alves é paraense de Belém, casado, 51 anos, e pai de três filhos. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, é pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É servidor de carreira da Semsa. Já exerceu funções na Semed e na Semef, de onde saiu do cargo de subsecretário de Tesouro para assumir a direção da Manaus Previdência (Manausprev).

Em 2012, Magaldi foi convidado a participar da equipe de transição e, em 2013, assumiu o cargo de subsecretário do Tesouro, da Semef, até assumir a direção da Manaus Previdência em 2014, de onde saiu para assumir, a convite do prefeito Arthur Virgílio Neto, o cargo de secretário municipal de Saúde, função que ocupa desde 2017.

— —

Texto: Renildo Rodrigues/Semsa

Foto: José Nildo/Semsa