27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Secretário Pedro Elias diz a ministro da Saúde que é preciso corrigir distorções regionais nos repasses federais

Representando a Amazônia Legal, o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destacou, durante encontro com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta quarta-feira (28), a necessidade de correção das desigualdades regionais nos repasses federais para ações de alta e média complexidade. Para Pedro Elias, o cenário de crise econômica expõe ainda mais a necessidade de a União rever os critérios na forma de repasse. “Os estados da Amazônia Legal, que têm sido historicamente penalizados pela falta de equilíbrio dessa política de distribuição de repasses, sofrem em dobro, pois sempre precisam compensar a falta de recursos, o que se torna mais complicado num cenário econômico desfavorável, como o atual”, afirmou secretário.

A reunião com Marcelo Castro foi durante a 11ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), em Brasília. A reunião marcou primeiro grande encontro do novo ministro – que assumiu a pasta no início deste mês –, com os gestores estaduais. Pedro Elias foi escolhido pelos colegas da Amazônia Legal para falar em nome da região. “Estamos unidos e continuaremos atuando de forma coesa. A região tem dificuldades sérias, que precisam de uma atenção diferenciada”, ressaltou Elias.

Pedro Elias citou o caso do Amazonas, que por suas dimensões e características geográficas, tem custos elevados, por exemplo, com o transporte aeromédico, para assegurar a remoção de pacientes de municípios distantes da capital, que precisam de tratamento mais especializado. “Temos situações que não são comuns a outras regiões e que demandam investimentos pesados do Governo Estadual. O Amazonas tem priorizado a saúde e é um dos estados que destina a maior fatia de recursos do seu orçamento para o setor, mas a União precisa ter sensibilidade e cumprir sua parte na responsabilidade de financiamento do Sistema Único de Saúde”, afirmou Pedro Elias.

Os secretários de saúde da Amazônia Legal solicitaram ao ministro que ele marque, em breve, uma reunião para que os gestores possam apresentar a ele e a sua equipe técnica, as principais reivindicações e propostas da região.

Consórcio – No Conass, Pedro Elias também começou a discutir com assessores técnicos da entidade, a proposta de criação de um consórcio entre os estados da Amazônia Legal, para a compra de medicamentos e produtos de saúde, visando à redução de custos. A proposta de criação do consórcio foi apresentada por Pedro Elias também durante encontro com os secretários de região, realizado em Manaus, no dia 23, e teve aprovação unânime. O consórcio permitirá aos Estados fazer aquisições em bloco, com significativa redução nos preços. Os secretários da região também decidiram, na reunião de Manaus, realizar estudos sobre a viabilidade de outro consórcio, que permitirá o uso compartilhado do Programa de Telessaúde do Amazonas, uma referência no país.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui