28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Sedecti participa de evento do Fórum Mundial de Bioeconomia

Encontro on-line “World BioEconomy Forum – Líderes Mundiais e o Mundo Financeiro” será no dia 18 de maio

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o secretário Jório Veiga irá participar, no dia 18 de maio, do encontro on-line “World BioEconomy Forum – Líderes Globais e o Mundo Financeiro”, que integra uma série de eventos promovida pelo Fóum Mundial de Bioeconomia (WCBEF, na sigla em inglês), reunindo lideranças no mundo todo para debates em formato de mesas-redondas virtuais.

As Mesas-Redondas do Fórum Mundial de Bioeconomia são eventos on-line que seguem a agenda da temporada 2021. Os eventos são moderados por profissionais de bioeconomia que, juntamente com palestrantes de alto nível, se envolvem em conversas intensas sobre os tópicos fundamentais do Fórum: A Bioeconomia: Pessoas, Planeta, Políticas; Líderes globais e o mundo financeiro; Bioprodutos ao nosso redor; Olhando para o futuro.

Para o secretário Jório Veiga, a participação da Sedecti no WCBEF é de grande importância, uma vez que é uma excelente oportunidade para que o mundo saiba como está o segmento da bioeconomia no Amazonas.

“A nossa participação nos dá a oportunidade de apresentar as propostas do Estado nessa área, entender o que está ocorrendo no mundo e conjugar esforços para o desenvolvimento da biotecnologia no Amazonas, de forma sustentável e apoiando aqueles que vivem no interior”, reforça o titular da Sedecti.

Acesso – O evento acontece às 10h (horário de Manaus), e o tema da mesa-redonda será “Investimentos de base biológica – Papéis dos institutos públicos–privados para facilitar os investimentos”. Quem tiver interesse em acompanhar os debates no evento virtual pode efetuar a inscrição por meio do link: https://eu01web.zoom.us/webinar/register/9416097590402/WN_FGhgjg5GQaqdjKtV0xt28g.

A programação contará com: abertura, dez minutos de apresentação de cada painelista, painel, perguntas do público e conclusão. Na pauta de debates da mesa-redonda virtual estão os seguintes temas:

• Como o triângulo “público – privado – institutos” funciona para facilitar o investimento em bioeconomia circular

• Quais são os motivadores – quais são os obstáculos

• Quais histórias de sucesso

• Quais são atualmente os setores de crescimento mais rápido

Todos os eventos das Mesas-Redondas do WCBEF têm duração aproximada de duas horas e são de acesso fácil e seguro pela Internet, independentemente do local.

Fórum – O Fórum Mundial de Bioeconomia (World BioEconomy Forum – WCBEF) é baseado na ideia de que é necessário haver uma plataforma global para que as partes interessadas na bioeconomia circular se reúnam, troquem pontos de vista e elaborem uma agenda conjunta sobre esse tópico cada vez mais importante. A iniciativa acontece desde 2018.

Os primeiros eventos foram realizados em Ruka, uma cidade turística no norte da Finlândia. O Fórum está evoluindo rapidamente, e outros locais estão sendo determinados sobre onde realizar o evento a cada dois anos no futuro. Um novo plano foi elaborado para que o Fórum principal seja realizado a cada dois anos em Ruka e, no ano intermediário, em outro local ao redor do mundo.

A agenda visa introduzir vários outros exemplos de bioeconomias nessa mistura, na medida em que não existe um único modelo que sirva para todos quando se trata de bioeconomia global. Ao mover o evento para vários locais, o Fórum buscará mostrar outras versões de bioeconomias regionais e trazê-las à atenção de seu público global.

ARTE: Divulgação/WCBEF

spot_img