27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Sedel inicia 4ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina em Manaus

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) deu início à 4ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina neste sábado, 20 de janeiro, na Vila Olímpica de Manaus. Este curso, que oferece aulas teóricas e práticas gratuitamente, contou com a participação especial da campeã brasileira de boxe chinês, Patrícia Andrade, na aula inaugural.

O curso, voltado para 160 mulheres, tem como objetivo principal capacitar as participantes nas técnicas de lutas e autodefesa. Segundo Jorge Oliveira, secretário da Sedel, o programa visa não apenas treinar mulheres para se tornarem atletas, mas também prepará-las para situações de perigo, seja em ambientes domésticos ou externos, reforçando o empoderamento feminino.

Patrícia Andrade, a primeira amazonense a ser campeã brasileira de boxe chinês e que também se prepara para o Campeonato Amazonense de Fisiculturismo, foi a responsável por ministrar a aula inaugural. Ela ressaltou a importância do curso, especialmente para mulheres de baixa renda que não têm condições de pagar por aulas particulares.

O curso é estruturado em quatro módulos, abrangendo técnicas de jiu-jitsu, muay thai, luta olímpica e Mixed Martial Arts (MMA). Andreia Gonçalves, uma das alunas, expressou seu entusiasmo e encorajou outras mulheres a participarem, destacando os benefícios para a saúde e a defesa pessoal.

Essa iniciativa do Governo do Amazonas já alcançou mais de 400 mulheres em 2023, tanto na capital quanto no interior do estado. Além da edição em Manaus, o Projeto também lançou um curso gratuito em Parintins em novembro, evidenciando seu compromisso em promover a segurança e o bem-estar das mulheres através da prática esportiva e da autodefesa.

spot_img