27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Sedel realiza a Segunda Carreata dos Campeões, em homenagem a paratletas amazonenses, e anuncia novo núcleo do Pelci

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realiza, neste sábado (02/12), a Segunda Carreata dos Campeões em homenagem aos paratletas Lucas dos Santos e Maria de Fátima, medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O percurso inicia na Vila Olímpica de Manaus, às 9h, e segue até o Campo da Vila da Prata, na zona oeste da capital, onde será anunciado um novo núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

“Vivemos um momento brilhante no esporte amazonense. É a segunda carreata que realizamos em homenagem aos nossos atletas destaques em competições nacionais e internacionais, porque sabemos da importância da valorização do esporte e queremos que cada vez mais novas promessas sigam conquistando suas carreiras, principalmente no paradesporto”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Beneficiado pelo Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e Bolsa Esporte, Lucas dos Santos foi destaque no cenário esportivo nacional e internacional desse ano. O amazonense promessa no halterofilismo conquistou o Bicampeonato brasileiro, medalha de bronze no Meeting Paralímpico, além da quebra de recordes em sua modalidade.

No Parapan, Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente, mas a marca de ouro foi levantando 150kg na sua terceira tentativa, conquistando o pódio para o Brasil. “Agradeço ao Governo do Amazonas pelo Bolsa Esporte, se não fosse esse apoio não estaria competindo com atletas de alto nível e representando bem o nosso Estado”, comentou Lucas dos Santos.

Em Santiago, Maria de Fátima também mostrou a força do norte, a amazonense natural de Tefé, garantiu a medalha de bronze para o Brasil na disputa do halterofilismo. Maria de Fátima é detentora do Mundial de Halterofilismo, que aconteceu em Dubai, 2ºlugar no Campeonato Brasileiro, e com ao 1º lugar no Parapan, Maria é 5ª atleta melhor do mundo, na sua categoria.

Como forma de incentivo a prática esportiva, e aos resultados conquistados este ano, outros amazonenses também serão homenageados, nas mais diversas modalidades, durante o evento.

Pelci na Vila da Prata

Ao final da carreata, será anunciado um novo núcleo do Pelci, no Campo da Vila da Prata, que beneficiará 100 crianças e adolescentes e mais 50 vagas serão abertas para novos atletas de base, na modalidade de futebol.

Futsal

No Ginásio Renné Monteiro acontece a Copa Viva de Futsal, no sábado (02/12), a partir das 8h. A competição organizada pela Federação Amazonense de Futebol de Salão (Fafs), visa revelar novos talentos para o cenário esportivo estadual.

Futebol

No Estádio Carlos Zamith, no sábado (02/12), acontece a final do Campeonato Amazonense Sub-18. A disputa da taça é entre os times Fast Clube e Nacional FC. Já no domingo (03/12), acontecem as finais do Campeonato Amazonense nas categorias Sub-8 e Sub-10, a partir das 8h, todos os jogos organizados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Jogos da Ufam

A Vila Olímpica de Manaus será palco dos Jogos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), neste domingo (03/12), nas modalidades de tênis de mesa e atletismo. As atividades iniciam a partir das 8h, com a participação de atletas de diversos cursos da da instituição de ensino.

Agenda completa

Estádio Carlos Zamith

Competição: Final Campeonato Amazonense Sub-18

Data e hora: Sábado (02/12), às 15h30

Organização: FAF

Entrada: Gratuita

Competição: Final Campeonato Amazonense Sub Sub-8 e 10

Data e hora: Domingo (03/12), às 9h

Organização: FAF

Entrada: Gratuita

Ginásio Renne Monteiro

Competição: Copa Viva de Futsal

Data e hora: Sábado (02/12), às 8h

Organização: FAFs

Entrada: Gratuita

Vila Olímpica

Competição: Carreata dos Campeões

Data e hora: Sábado (02/12), às 8h

Organização: Sedel

Entrada: Gratuita

Competição: Jogos da UFAM

Data e hora: Domingo (03/12), às 8h

Organização: UFAM

Entrada: Gratuita

Fotos: Divulgação /Sedel

spot_img