25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seduc-AM está com inscrições abertas para curso gratuito de Libras

Secretaria abriu um total de 12 vagas para crianças surdas e ouvintes; inscrições vão até esta sexta-feira (16/8) ou até preencherem as vagas

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) abriu vagas para o curso de Libras Kids, voltado para crianças surdas e ouvintes. A formação acontecerá na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 903-B, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc-AM, Lenice Salerno, o curso é resultado de uma parceria entre a secretaria e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimentos às Pessoas com Surdez (CAS).

“A formação é para atender as crianças surdas, que precisam ter essa comunicação com a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), além das ouvintes, que têm interesse em aprender e são mais rápidas que os adultos. É uma forma de se pensar na inclusão a partir dos pequenos”, assinalou Lenice.

Ao todo, são ofertadas 12 vagas para crianças com idade entre 7 e 10 anos, abertas à comunidade em geral. As inscrições acontecem até esta sexta-feira (16/08) ou até as vagas serem preenchidas, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O curso é de Libras Básico, com aulas que acontecerão das 14h às 16h, às terças, quartas e quintas-feiras, de forma gratuita.

Tradição – Em fevereiro deste ano, a Seduc-AM abriu 180 vagas de Nível 1 e Nível 3 (básico e avançado) nas escolas Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz e Desembargador André Araújo. A formação foi destinada a profissionais da Educação, pessoas com surdez, familiares e a comunidade em geral.

“Houve uma grande procura por parte dos próprios alunos que queriam se comunicar com os colegas surdos e ter uma qualificação para o mercado de trabalho. Hoje os estudantes, com a convivência, aprendem bem rápido a Libras, e os frutos são visíveis: alunos substituem os intérpretes, adquirem novos conhecimentos e vivenciam o uso da língua com os colegas surdos”, assinalou o professor e tradutor-intérprete de Libras, Claudio Saraiva.

Serviço: Curso de Libras Kids Básico

Público-alvo: Crianças surdas ou ouvintes

Faixa etária: 7 a 10 anos

Horário das aulas: Das 14h às 16h

Dias de aula: Terças, quartas e quintas-feiras

Carga horária: 30h

Inscrições: De 13 a 16 de agosto (ou até o preenchimento das vagas)

Horário das inscrições: Das 8h às 11h e 14h às 17h

Local: Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 903-B, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus

Número de vagas: 12

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui