27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seduc-AM realiza seminário para melhorias na formação de professores

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) realizou, nesta quinta-feira (23/05), no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), localizado no Japiim, zona sul de Manaus, o 1º Seminário do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (ForParfor). O evento continuará com programação, também, nesta sexta-feira (24/05).

O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, Nilton Carlos, realizou a abertura oficial do seminário ressaltando a importância do Parfor para o avanço da Educação como um todo. “Pensar em educação de qualidade é pensar na formação dos professores. Fui educador do programa e sei o quanto os resultados são importantes e empolgantes. Temos que garantir a continuidade do Parfor e sei que o evento trará propostas para as melhorias necessárias”, assinalou o diretor.

Representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a dirigente municipal de Educação de Benjamin Constant (localizado a 1.100 km de Manaus em linha reta), Antônia Rodrigues, salientou que a reunião de diversos coordenadores da Região Norte trará uma rica troca de experiências.

Programação – No primeiro dia, o 1º Seminário do Parfor da Região Norte contou com a palestra “Constituição do ForParfor e seus impactos na defesa da formação de professores”, ministrada pelo doutor Mark Assen. Ele também mediou a conversa sobre Seduc e políticas de formação inicial e continuada, que contou a participação de diversos representantes de Secretarias de Educação da Região Norte.

À tarde, houve apresentação dos dados da formação docente, por Estado, apresentados por representantes indicados pelos coordenadores gerais. O Amazonas contabiliza mais de dez mil matriculados, de acordo com a professora doutora Heloísa Borges – coordenadora do Parfor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Atuamos desde 2009, já atendemos mais de seis mil professores e estamos aguardando a demanda financeira para 15 novas turmas da Ufam. Somando os trabalhos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal (Ifam), chegamos a marca de 10 mil inscritos”, apresentou.

Encerramento – Na sexta-feira (25/05), haverá palestra sobre a formação de professores no contexto amazônico, seus desafios e possibilidades, com o professor doutor Evandro Ghedin; e a mesa redonda”‘Políticas e práticas no âmbito dos programas de formação de professores” (com a participação de Forparfor, ForPibid, Forundir, Anped, Anfope). A mediadora será a professora doutora Heloísa Borges

Apresentação de trabalhos e avaliações de banners com produções acadêmico-científicas e culturais do Parfor no Norte do Brasil também está na agenda desta sexta-feira. Em seguida, haverá um debate sobre os dez anos do Parfor na Região Norte. O evento será finalizado com a elaboração, discussão e aprovação da Carta de Manaus, documento que consistirá em diretrizes dos trabalhos para a melhoria do Programa.

Sobre o Parfor – O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula. No Amazonas, o Parfor acontece há dez anos e já atendeu mais de 10 mil alunos.

FOTO: DRANCE JEZUZ/SEDUC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui