As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Seduc dá início à Olimpíada Amazonense de Matemática nas escolas públicas estaduais

Contando com a participação de 220 mil estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início nesta terça-feira, dia 31 de maio, à primeira fase da Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM). As provas da competição educativa estão sendo aplicadas nas escolas estaduais da capital e do interior do Estado.

Lançada no início do mês de maio, a Olimpíada Amazonense de Matemática, é a primeira do gênero organizada no Amazonas e busca contribuir com o ensino, motivar os estudantes da rede pública para o aprendizado em ciências exatas e trazer maior dinamismo à sala de aula.

De acordo com o gerente de ensino fundamental (Anos Iniciais) da Seduc e coordenador da Olimpíada, professor Eriberto Façanha, conforme regulamento proposto, a competição será dividida por níveis, de acordo com a série na qual o aluno está matriculado e será organizada em três etapas distintas.

“O primeiro nível da competição é destinado aos estudantes matriculados no 4º e 5º anos do ensino fundamental. O segundo nível contempla os alunos de 6º e 7º anos. No terceiro nível da Olimpíada, as provas serão aplicadas com alunos matriculados no 8º e 9º anos também do ensino fundamental. O quarto e último nível da competição é direcionado aos estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio”, explicou Eriberto Façanha.

Etapas

A primeira fase da Olimpíada Amazonense de Matemática corresponderá a uma avaliação objetiva (com questões de múltipla escolha) que será aplicada nas próprias escolas no dia 31 de maio.

A segunda fase, com a participação somente dos estudantes aprovados na primeira avaliação será, também, organizada a partir de uma prova objetiva, agendada para o dia 19 de julho.

A terceira e última etapa, com a participação dos alunos aprovados na segunda etapa, será organizada com avaliação discursiva, programada para ocorrer no dia 20 de agosto.

O resultado final da Olimpíada, com o anúncio dos melhores colocados em cada nível será anunciado pela Seduc no dia 20 de setembro. A cerimônia de premiação, com a entrega de medalhas, troféus e certificados de participação ocorrerá no dia 30 de setembro.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Segundo o assessor pedagógico de Matemática da gerência de ensino fundamental (Anos Iniciais) da Seduc, professor Nilo Sena, um dos objetivos da competição é preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), etapa nacional da competição.

“Através dessa iniciativa da Secretaria, estaremos preparando melhor os nossos estudantes para a Obmep, cuja participação dos alunos da rede estadual tem sido bastante positiva”, afirmou o professor.

você pode gostar também