As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Seduc e Sejel firmam parceria para a realização dos Jogos Escolares do Amazonas

Promovido pelo Governo do Estado, em 2016, os Jogos Escolares do Amazonas devem ocorrer na última quinzena de julho, envolvendo 16 modalidades esportivas e contanto com a participação de estudantes da capital e do interior do Estado.Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) estabeleceram parceria colaborativa visando a realização da edição de 2016 dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas).

A parceria foi anunciada por meio de reunião técnica ocorrida na sede da Seduc, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, conduzida com a participação do secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima e do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima.

Durante a reunião, foi estabelecido que a edição 2016 dos Jogos Escolares do Amazonas será realizada no período de 20 a 30 de julho, mobilizando estudantes da capital e de todos os 61 municípios do interior do Estado.

Promovidos pelo Governo do Amazonas, neste ano, os Jogos Escolares chegarão à 39ª edição e serão organizados com 16 modalidades, sendo elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol de salão (futsal), futebol de campo, handbol, ginástica rítmica, judô, jiu-jitsu, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

Privilegiando a inclusão social e esportiva, os Jeas também contarão com jogos para crianças portadoras de necessidades especiais.

De acordo com o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima, os Jeas é um evento consolidado no calendário esportivo e escolar do Amazonas e oportuniza anualmente, a centenas de estudantes, momentos oportunos de valorização do desenvolvimento físico, interação e desporto. “É objetivo do Governo do Estado que os Jeas, neste ano, seja um evento que, como em edições anteriores, marque positivamente a vida dos estudantes amazonenses, favorecendo a qualidade de vida, estimulando o desenvolvimento, revelando talentos e fortalecendo as ações escolares desenvolvidas no âmbito da Educação Física”, frisou o secretário da Seduc, Algemiro Ferreira Lima.

Durante a reunião, Seduc e Sejel, sinalizaram positivamente o fomento à participação dos estudantes melhores classificados no Jeas 2016 nos Jogos Nacionais da Juventude, que neste ano devem ocorrer em setembro – para a categoria infantil – e em novembro para a categoria juvenil.