21/11/2017 - São Paulo, SP - Paralimpiadas Escolares 2017 - Cerimonia de Abertura.©Daniel Zappe/CPB/MPIX

Em 2017, estudantes do Amazonas conquistaram 15 medalhas na competição

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc-AM) firmou termo de adesão com o Comitê Paralímpico Brasileiro para garantir a participação dos estudantes da rede pública estadual na 12ª edição dos Jogos Escolares Paralímpicos, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de dezembro deste ano, em São Paulo.

No ano passado, 12 estudantes da rede pública estadual do Amazonas participaram dos jogos e conquistaram 15 medalhas. Neste ano, a intenção da Secretaria é ampliar o número de estudantes na competição.

“Essa vai ser a décima segunda edição dos Jogos e nesses 11 anos passados, a gente tem ido, mas com poucos atletas. A gente tem participação principalmente em três modalidades, que é a bocha, o atletismo e a natação. Neste ano, a nossa previsão é levar entre 28 a 30 atletas, distribuídos nas modalidades de Atletismo, Natação, Bocha, Tênis de Mesa e queremos muito levar o Futebol de 5, que é para cegos”, explicou o coordenador de Educação Física da Seduc, Joel Soldera.

O coordenador de Educação Física da Seduc destaca que, a partir do convênio firmado, os estudantes da rede passam a contar com benefícios custeados pelo Comitê Paralímpico.

“Nesses anos, a Seduc tem contribuído de forma muito grande com as passagens desses alunos. Neste ano, os Jogos devem ser no mês de dezembro. A partir do momento que o aluno chega a São Paulo, tudo o que acontece é por conta do Comitê Paralímpico Brasileiro, ou seja, o translado interno, alimentação, hospedagem e caso necessário, assistência médica”, disse Soldera.

Integração – Segundo Soldera, a participação dos estudantes na competição é algo bastante positivo, por promover a integração deles com o esporte.

“Se no ano passado conseguimos 15 medalhas, nós queremos neste ano mais do que trazer medalhas, que haja verdadeiramente a integração do aluno com deficiência inseridos nas modalidades esportivas”, disse.

FOTO: Daniel Zappe/CPB/MPIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here