Take a fresh look at your lifestyle.

Seduc informa que estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

-publicidade-

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa à comunidade escolar que estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

De iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, a olimpíada é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). No Amazonas a competição educativa tem como entidade parceira a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Também são parceiros da iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O procedimento de inscrições, de acordo com orientação nacional, pode ser realizado, gratuitamente, até o dia 30 de abril no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Realizada desde 2008, sempre nos anos pares, em 2016 a olimpíada chega à 5ª edição e é aberta para estudantes matriculados entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.

Em 2016, com o tema “O lugar onde vivo”, a competição está organizada em quatro categorias, nas quais os estudantes inscritos deverão discorrer, na forma de texto, sobre o tema proposto. Cada categoria corresponde a um gênero literário específico.

Para os alunos matriculados no 5º e 6º ano do ensino fundamental o tema deverá ser trabalhado como “poema”. Para alunos do 7º e 8º ano, em “memórias literárias”. Os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio desenvolverão o tema por meio de “crônica”. Já os do 2º e do 3º ano do ensino médio em “artigo de opinião”.

Como em edições anteriores, neste ano, a olimpíada será organizada em etapas. A primeira delas corresponderá à etapa escolar na qual haverá a seleção dos melhores trabalhos no âmbito das escolas. Na segunda etapa, os trabalhos selecionados serão avaliados por uma comissão julgadora em âmbito municipal. Na terceira fase os selecionados na etapa anterior serão avaliados por uma comissão estadual. Na quarta etapa – a etapa regional – os participantes serão avaliados por uma comissão regional, que classificará os trabalhos finalistas para disputar a fase final em nível nacional.

Premiação – A competição oferecerá aos estudantes premiações a partir da etapa estadual. Nesta fase, professores orientadores e alunos semifinalistas selecionados receberão medalhas e cupons para retirada de livros. Na etapa regional, os autores vencedores receberão medalhas, tablets e suas respectivas escolas receberão placas de homenagem. Já os professores que tiveram os seus ‘Relatos de Prática’ definidos como finalistas, receberão um notebook cada.

Já na etapa nacional, os professores inscritos e os respectivos alunos-autores dos 20 textos selecionados receberão medalhas, notebook, impressora e suas respectivas escolas receberão 10 microcomputadores, uma impressora, projetor multimídia, telão para projeção e também livros.

Conforme a representante da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Francisca França, na última edição da olimpíada, 449 escolas estaduais participaram da competição e quatro estudantes foram habilitados para participar da etapa nacional.

-publicidade-