24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seduc informa que inscrições para a Olimpíada de Matemática iniciam na próxima segunda-feira, dia 23

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa à comunidade escolar do Amazonas que a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).Organizada nacionalmente, a Obmep é promovida pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio das Secretarias de Educação.

De acordo com as instituições organizadoras, a Obmep tem por objetivos: estimular o estudo da Matemática; favorecer a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir com o aperfeiçoamento de professores e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscrições e cronograma

As inscrições na competição educativa deverão ser feitas pelas escolas interessadas a partir da próxima segunda-feira (23). O período de inscrição se estenderá até o dia 31 de março e para efetivar as inscrições os representantes escolares devem acessar o site www.obmep.org.br

Composta por duas fases – a primeira com prova no dia 2 de junho e a segunda no dia 12 de setembro – a Obmep de 2015 pretende premiar 6,5 mil alunos. A competição reconhecerá, também, o trabalho dos professores, escolas e Secretarias de Educação dos 6,5 mil vencedores.

Conforme regulamento, todos os estudantes inscritos participam da primeira prova, com o desafio de resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão para a segunda etapa. A divulgação final dos vencedores ocorrerá no dia 27 de novembro.

Em 2014, rede pública estadual do Amazonas conquistou 74 medalhas

Sob o incentivo do Governo do Estado, via Seduc, os estudantes da rede pública estadual têm apresentado, ao longo dos anos, bons retrospectos na competição. Em 2014, por exemplo, a rede estadual conquistou 74 medalhas, sendo uma de ouro, 12 de prata, 61 de bronze.

Para a técnica do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Nancy Vale, a Obmep é oportuna para reforçar o ensino. “É uma excelente oportunidade para que os estudantes testem os conhecimentos adquiridos, observando a olimpíada como um recurso complementar, inclusive, de preparação para o ingresso no ensino superior”, ressaltou.

Em 2014, nacionalmente, a Obmep, registrou 18,1 milhões de inscrições e a adesão de 46.711 escolas públicas da educação básica.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui