24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seduc lança simulado eletrônico do Pisa

O formato eletrônico de realização desta prova é pioneiro em todo o Brasil e foi desenvolvido pela Seduc

Para melhor preparar os estudantes da rede pública estadual para as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que acontece em maio deste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolveu um simulado digital com formato que se assemelha ao utilizado na avaliação. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (9), às 8 horas, na escola estadual Brigadeiro Camarão Telles Ribeiro, localizada na Rua Nova, 1000, bairro São Lázaro.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Vera Lúcia Lima, o formato eletrônico de realização desta prova é pioneiro em todo o Brasil e foi desenvolvido pela própria Seduc.

O Pisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos estudantes acerca de conteúdos trabalhados nas disciplinas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. As provas serão aplicadas no período de 4 a 29 de maio deste ano.

Coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pisa é um processo avaliativo realizado a cada três anos e direcionado, no Brasil, a estudantes com faixa etária de 15 anos, matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.

No Estado do Amazonas, ao todo, 26 escolas das redes públicas estadual, municipal e particular de ensino serão avaliadas neste ano de 2015, sendo 20 da rede estadual, das quais 12 da capital e oito do interior do Estado. A seleção das escolas que participam da avaliação é organizada de forma aleatória pelo Inep/MEC.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, assim como o Pisa, a Seduc dá ênfase a processos avaliativos, que servem como parâmetro para a análise pedagógica da rede e para o planejamento de programas e projetos. “Com foco na avaliação, à frente de outros Estados, criamos o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) que se consolida a cada ano e já é aplicado, inclusive em escolas de redes municipais”, citou Rossieli Silva.

Formação para professores e alunos

A gerência de Avaliação e Desempenho informou ainda que a Seduc está com uma ação conjunta para capacitação dos professores das escolas selecionadas. “Juntamente com os Departamentos de Gestão Escolar (Degesc) e de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc iniciamos ações formativas direcionadas aos professores e gestores das escolas selecionadas, nas quais serão abordadas a metodologia trabalhada na avaliação, além de palestras para os alunos, enfatizando a importância da participação no Pisa, a fim de que o Estado do Amazonas possa ter um bom desempenho”, explicou Jane Bete Nunes, gerente de Avaliação e Desempenho da Seduc.

Escolas Estaduais que participarão das avaliações do Pisa em 2015: Mª Amélia do Espírito Santo, Petrônio Portela, Castelo Branco, Manuel Severiano Nunes, Getúlio Vargas, Brigadeiro João Camarão, Benjamin Magalhães Brandão, Ondina de Paula, Homero de Miranda Leão, Áurea Braga, Santo Antônio e Colégio Militar da Polícia Militar, todas de Manaus. Além das unidades do interior: Tomaszinho Meirelles (Parintins), Mirtes Rosa Lima (Itacoatiara), Armando Mendes (Tefé), Barão de Boca do Acre (Boca do Acre), E.E. Amaturá (em Amaturá), Raymundo Sá (Autazes), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Coari) e Aristeu das Neves Bicho (Manicoré).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui