25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seduc leva exame supletivo para unidade do Viver Melhor

Supletivo é uma das formas de obter certificação do Ensino Fundamental e Médio e regularizar os estudos.

Jovens e adultos do Residencial Viver Melhor, localizado na zona norte de Manaus, que não conseguiram concluir os estudos no período regular, poderão obter a certificação do Ensino Fundamental e Médio por meio do exame supletivo, que agora será disponibilizado em uma unidade de atendimento permanente no local. O serviço, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (08/10), é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc).

Além de jovens e adultos, o exame supletivo também é destinado às pessoas com deficiência que residem no conjunto Viver Melhor, o que foi garantido graças à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Seduc e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

De acordo com o gerente de Atendimento Educacional à Diversidade da Seduc, Nilton Carlos Teixeira, a demanda no Residencial Viver Melhor pelo exame supletivo era grande, por isso a Secretaria pensou em fixar uma unidade no local. “É um conjunto que tem mais ou menos 80 mil pessoas e está expandindo. Há uma demanda muito grande para alunos que pararam de estudar, que estão trabalhando e que não têm condições de frequentar a escola no horário devido. A gente fez um mapeamento, fez um primeiro cadastro de candidatos para o Ensino Fundamental e para o Médio. Juntando, são quase 400 pessoas e isso vai aumentar ainda”, explicou.

Atendimento – As provas e os agendamentos para o exame supletivo serão realizados na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na rua Arino, s/n, Conjunto Residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina. O horário de atendimento será pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h.

Para agilizar o atendimento, é necessário que o interessado faça o cadastro prévio no site: examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Quem deseja obter a certificação de conclusão no Ensino Fundamental, é necessário ter idade mínima de 15 anos para realizar o exame. Para os que desejam obter a certificação de Ensino Médio, a idade mínima exigida para participar do exame é 18 anos.

Aulas de reforço

Na unidade de atendimento no Conjunto Viver Melhor, a Seduc disponibilizará ainda aulas de reforço, aos sábados, para as pessoas que pretendem fazer o exame supletivo. “Estamos oferecendo também aulas de reforço aos sábados. Já tivemos a primeira aula no dia 29 de setembro e vamos ter uma próxima aula no dia 20 de outubro. É um diferencial que não têm nas outras unidades, porque foi a partir desse acordo de cooperação técnica que viu-se a necessidade de ter pelo menos uma revisão geral para essas pessoas. O laboratório vai funcionar para atender o Viver Melhor e o entorno do bairro Santa Etelvina”, explicou Nilton Teixeira.

Unidades de atendimento

Atualmente, o atendimento para o exame supletivo é feito em três unidades localizadas em Manaus: o Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na Avenida Autaz Mirim, nº 9018, bairro Amazonino Mendes (zona leste); a escola estadual Sólon de Lucena, situada na Avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo (zona centro-sul) e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na Rua Ramos Ferreira, Centro, na zona sul de Manaus.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui