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quinta-feira, março 28, 2024

Seduc seleciona professores de Língua Inglesa da Rede Pública para intercâmbio nos EUA

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) vai selecionar professores de Língua Inglesa, do Ensino Médio, para participar de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos. Os escolhidos participarão do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards inTeaching Program for International Teachers – DAI) edição 2018.

O programa DAI é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), que visa desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo. Após a seleção estadual, a Seduc encaminha os candidatos selecionados para a etapa nacional (à Comissão Fulbright) até 09 de março.

Para a Coordenadora Estadual da Seduc, professora Simeire Ramos, vai ser uma ótima experiência para os professores. “Eles vão vivenciar e trazer uma gama de conhecimento mais profundo nas práticas metodológicas de ensino, nos planejamentos de aula”, enfatiza.

O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

Requisitos para inscrição

Para concorrer às vagas os requisitos são: ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Federal; dispender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio; possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; Demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI; demonstrar compromisso com o ensino de inglês; pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa; e ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana.

Inscrições – Os interessados que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar e-mail para [email protected], até o dia 02 de março, para recebimento dos formulários de inscrição e demais providências, aos cuidados da Coordenadora Estadual na Seduc, professora Simeire Ramos.

Benefícios do programa:

• Visto de intercâmbio J-1;

• Orientação pré-partida no Brasil;

• Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;

• Orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;

• Custos e taxas para a participação no programa;

• Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);

• Seguro-saúde;

• Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;

• Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e

• Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma High School americana onde os participantes do DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDUC

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