Sefaz-AM disponibiliza app que permite facilitar atividades do contribuinte

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) colocou à disposição dos contribuintes amazonenses o aplicativo ‘E-Sefaz’ para smartphones e tablets com plataforma Android. A nova ferramenta, disponível desde agosto, reúne alguns dos principais serviços do Portal da Sefaz-AM e tem o objetivo de contribuir com o fisco estadual.

O ‘E-Sefaz’ disponibiliza informações financeiras e tributárias por estabelecimento. O contribuinte pode realizar o acompanhamento de sua empresa por meio de serviços como: recolhimento de impostos, acompanhamento de processos, situação cadastral, documentos fiscais, pendências de desembaraço, entre outras aplicações.

De acordo com o secretário da Sefaz-AM, Alfredo Paes, a nova ferramenta serve para otimizar e promover agilidade às atividades dos contribuintes que utilizam os serviços. “O aplicativo torna o processo mais simplificado, fazendo diminuir o atendimento realizado presencialmente e, consequentemente, permite maior transparência no processo”, complementou Alfredo.

Para ter acesso à ferramenta o contribuinte precisa autenticar o mesmo usuário e senha cadastrada anteriormente no Domicilio Tributário Eletrônico (DT-e) disponibilizada no portal da Sefaz-AM. A adesão ao DT-e exige que o contribuinte seja dono ou representante oficial da empresa, bem como possuir certificado digital.

Após o cadastramento da procuração digital ao DT-e, é necessário cadastrar uma senha juntamente com o CPF (procuração) de acesso. Esse cadastro será o mesmo que permitirá o acesso ao aplicativo.

Para mais informações, a Sefaz-AM disponibiliza um tutorial de com acessar o aplicativo móvel ‘E-Sefaz’ através do link: http://www.sefaz.am.gov.br/esefaz/.

A nova ferramenta está disponível para download na loja de aplicativos da plataforma Android (Google Play). A versão iOS para dispositivos da Apple está em fase desenvolvimento.