Amazonas Notícias

Segurança do paciente: uma década de atuação para fortalecer o cuidado em serviços de saúde no Amazonas

O ano de 2023 marca os 10 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Criado a partir de recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa foi criado com o objetivo de qualificar profissionais de saúde para o cuidado com o paciente em serviços de saúde por meio da de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente.

Entre os protocolos adotados para garantir a Segurança do Paciente nas unidades de saúde estão: higienização correta das mãos; cirurgias realizadas com segurança; prevenção de quedas em ambiente hospitalar; prevenção das lesões por pressão; uso seguro de medicações; comunicação efetiva entre os profissionais de saúde e identificação correta do paciente.

No Amazonas, há 73 unidades de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), sendo 47 em Manaus e 26 no interior do estado. Entre 2022 e 2023, foram ampliadas as 26 unidades de NSP no interior.

Além disso o programa tem o objetivo específico de promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, envolvendo os pacientes e familiares nas ações, ampliando o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente e recomendando a inclusão do tema na grade de ensino de faculdades e instituições de ensino técnico.

Na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), o programa é implementado pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) em conjunto com a gerência de serviços da vigilância sanitária estadual.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, ao longo desta década, as equipes de núcleos de segurança do paciente têm desenvolvido ações para a oferta dos cuidados aos pacientes, priorizando a qualidade da assistência oferecida dentro das unidades de saúde.

“A Segurança do Paciente é um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. Em conjunto com os núcleos de Segurança do Paciente das unidades de saúde, a FVS trabalha para fortalecer a notificação, a investigação para a correção das medidas seguras para o paciente”, destaca a diretora.

Evelyn Campelo, coordenadora do Ceciss da FVS-RCP, acrescenta que a comissão realiza monitoramento junto aos NSP’s do Amazonas em reuniões periódicas na FVS-RCP e visitas técnicas às unidades de saúde e municípios. As atividades reúnem ações de desenvolvimento e acompanhamento de estratégias no estado.

“Os protocolos de Segurança do Paciente determinam práticas para resguardar o paciente, visando reduzir danos, infecções e uso inadequado de medicamentos nas unidades de saúde. Ao longo dos anos, o Ceciss atua para aprimorar os núcleos já existentes e fortalecer os recém implantados”, enfatizou.

Segurança do Paciente – Roadshow 2023

Como uma das ações para promover a importância da Segurança do Paciente nas unidades de saúde e ampliar as informações sobre este tema junto a profissionais de saúde e pacientes, a FVS-RCP, por meio da Ceciss, em conjunto com instituições parceiras, realiza, de forma pioneira, o evento “Segurança do Paciente – Roadshow 2023”, uma iniciativa itinerante com o tema “Unidos para fortalecer a cultura de segurança” que será realizada ao longo do mês de setembro.

O objetivo da iniciativa é promover o compartilhamento de experiências exitosas em Segurança do Paciente entre instituições de saúde do estado, além de incentivar a excelência no cuidado dos pacientes em toda rede de saúde do Amazonas.

Participam da iniciativa as seguintes instituições: Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

FOTOS:  Arquivo/FVS-RCP e Laís Pompeu/FCecon

Relacioandos