27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Segurança Pública cria aplicativos de celular para ajudar na prevenção e combate ao crime

A Polícia Militar tem investido no desenvolvimento de aplicativos para auxiliar no combate aos crimes no Amazonas. Pelo menos três aplicativos já foram desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação, sendo dois exclusivos para uso dos policiais militares e um para consulta da população, que fazem parte do Sistema Integrado de Informações da PM.

Entre os aplicativos de uso exclusivo dos policiais militares está o “APP Comando” – para smartphones e com uso integrado ao Comando Web –, que permite aos PMs visualizar boletins de ocorrência, além de consultar placas de veículos utilizando a câmera do smartphone, e gerenciar em tempo real o cadastro e a atualização de veículos roubados no Amazonas.

Além disso, foi criado o aplicativo “DTI – Produtividade”, por meio do qual os policiais podem consultar, em tempo real, dados sobre a produtividade das ações e operações policiais.

Para a população, a Departamento de Tecnologia da PM criou o “Check Veículos PMAM”, que serve para consultar os veículos com restrição de roubos e furtos com pesquisa em tempo real, utilizando a câmera do dispositivo. No app também é possível verificar o endereço das principais unidades policiais do Amazonas, com o cálculo da rota mais próxima até o destino desejado.

Prevenção no transporte coletivo – Desde abril do ano passado, a população já acionou a Polícia Militar mais de 500 vezes por meio do aplicativo “Aviso Polícia” – um botão do pânico criado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para coibir ocorrências dentro dos veículos do sistema de transporte público ou em terminais de integração.

“Na maioria das vezes, só eram atitudes suspeitas e nada foi encontrado, mas o fato de a população acionar o sistema via smartphone, de forma discreta, e a Polícia se fazer presente já traz para a sociedade uma sensação de segurança e acaba inibindo a prática de crimes”, explicou o coordenador da equipe de desenvolvimento de sistemas do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), major bombeiro Marco Antônio Gama.

O “Aviso Polícia” é apenas um dos aplicativos desenvolvidos pelo sistema de segurança que aliam prevenção, controle e combate ao crime, com a participação da sociedade. O aplicativo foi desenvolvido especificamente para smartphones, no qual o cidadão aciona um botão – similar a um botão de pânico – e emite um chamado diretamente para o CICC. As viaturas da região da ocorrência também recebem o chamado e são direcionadas para o atendimento imediato.

O “Aviso Polícia” faz parte do Sistema de Aplicativos de Chamadas de Emergência (Sace) que se integra às chamadas e comunicações de ocorrências via 190 – da Polícia Militar – e 193 – número de atendimento do Corpo de Bombeiros.

“O Sace é uma interface de mapas completamente intuitiva, integrada com rastreamento das ocorrências, das viaturas, das câmeras, tornozeleiras eletrônicas, e com grande capacidade de integrar e interagir com outras tecnologias”, disse o major Gama.

Em agosto do ano passado, o “Aviso Polícia” gerou o aplicativo “Alerta Mulher”, desenvolvido pela SSP em parceria com a Secretaria de Estado e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para mulheres vítimas de violência doméstica.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui