Manaus registrou redução de 42,7% no número de roubos aos ônibus do transporte coletivo no mês de julho, na comparação com julho de 2017, após as medidas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para combater o crime. Neste ano, a capital acumula 1.611 casos entre janeiro e julho, o que também representa um recuo no número de ocorrências da ordem de 16,9% na comparação com igual período do ano passado.

De janeiro a julho, o número de prisões de envolvidos em assaltos aos coletivos aumentou 32,4%. Foram 1.041 presos até julho contra 786 no mesmo intervalo de 2017. Para combater o crime, a SSP-AM determinou que fossem intensificadas as blitz da Polícia Militar nos coletivos e a implantação do reforço policial dentro dos terminais de integração nos horários de maior circulação de pessoas.

Tecnologia – Para acelerar o atendimento das ocorrências, a Secretaria de Segurança lançou em abril o aplicativo “Aviso Polícia”, que funciona como uma espécie de botão do pânico para que o cidadão chame socorro imediato quando tiver alguma suspeita. Disponível nas plataformas Android e IOS, o sistema já teve 15,5 mil downloads e foi divulgado entre motoristas, cobradores e trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM). O serviço é gratuito e toda a população pode baixar.

Ao acionar o aplicativo, um chamado em destaque é ativado na tela de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPs), que desloca a viatura mais próxima para atender. O controlador monitora o atendimento e auxilia as equipes policiais durante o processo.

O “Aviso Polícia” está disponível para download com o nome ‘Aviso SSP’. O download é gratuito e o aplicativo exige um cadastro prévio de informações pessoais como forma de dar celeridade a identificação de vítimas e evitar falsas notificações de ocorrências.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here