25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Segurança Pública do Amazonas afirma que número de homicídios cai 32% no mês de agosto em Manaus

Manaus registrou queda de 32,3% no número de homicídios em agosto deste ano em comparação com igual mês do ano passado, de acordo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Reflexo do trabalho integrado das forças de segurança do Estado, a queda no acumulado dos oito primeiros meses do ano é de 14,3%.

Em agosto de 2017, Manaus registrou 105 assassinatos. Este ano, no mesmo mês, foram 71 crimes desta natureza. Já no acumulado deste ano, houve 601 homicídios contra 702 de janeiro a agosto do ano passado.

Dos oito primeiros meses do ano, este foi o sétimo mês em que houve queda nos indicadores de homicídios em Manaus na comparação com o ano anterior. Em julho foi colocada em prática uma ação de investigação, com a participação de 34 equipes de delegados e investigadores para acompanhar os casos e dar maior celeridade na elucidação dos crimes. Em outra frente, a Polícia Militar montou a operação Hórus, para fortalecer as malhas de policiamento nas ruas.

Além da queda no número de homicídios, também houve recuo nos indicadores de roubos seguidos de mortes – os latrocínios – e de lesões corporais seguidas de mortes.

No caso dos latrocínios, Manaus registrou 38 casos neste ano, até agosto, contra 42 casos de igual período de 2017. Em termos percentuais, houve uma queda de 9,5% neste tipo de crime, conforme os indicadores.

Já o número de lesões corporais seguidas de morte se manteve praticamente estável em termos absolutos – foram 18 crimes neste ano, contra 19 de 2017, representando uma queda de 5%.

Recompensas – A Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) segue com a oferta de recompensa financeira para quem fornecer informações que levem à prisão de quatro suspeitos ligados a organizações criminosas e envolvimento em assassinatos.

Outros dois já foram presos: Alexandre Alves da Silva, 23, o ‘Cagão’, que estava no Nordeste, e Bruno de Souza Carvalho, vulgo Bruno Fiel, preso no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. Seguem foragidos Adalberto Salomão Guedes da Silva, vulgo Salomão, Alexsandro Oliveira dos Santos, vulgo Sandrinho, Johnson Alves Barbosa, vulgo Playboy, e Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, vulgo Mano Kaio.

“Estamos melhorando a capacidade operativa das polícias com o investimento em viaturas e estamos melhorando nossa capacidade de Inteligência com a aquisição de novos equipamentos”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva.

Paiva reforçou, ainda, a importância da população em denunciar sempre que tiver informações que levem à prisão de suspeitos de crimes. “A população é fundamental nesse processo, seja por meio das ligações ao Disque-Denúncia 181, seja ao 190. Nós contamos com o apoio da população para termos cada vez mais sucesso na prisão dos infratores”, disse.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui