27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Segurança pública – Mais de 700 servidores já se vacinaram contra Covid-19 em Manaus

Em dois dias, a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Segurança Pública imunizou 741 servidores públicos que atuam em Manaus, conforme monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Autorizada pela Justiça Federal, a imunização dos servidores que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia teve início no domingo (28/03).

Serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca em cinco mil servidores, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes do Departamento Estadual de Trânsito, do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Defesa Civil, além de policiais federais e rodoviários federais.

As doses estão sendo aplicadas no Sambódromo, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, com base na lista de funcionários que compõem a linha de frente. Os servidores que estão em serviço no dia são informados sobre o período em que precisam se deslocar para receberem a vacina.

“O critério principal será para os policiais que estão na linha de frente, aqueles policiais que trabalham na rua, que diariamente se dedicam não só no policiamento, mas também no apoio à saúde, carregando cilindros, organizando filas, dando apoio àqueles que necessitam”, disse o secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates.

A vacinação atende a um pedido do Governo do Amazonas de contemplar os profissionais da segurança, que foram fortemente atingidos pela Covid-19. Durante a pandemia, 174 servidores morreram por causa da doença. O vírus chegou a afastar quase 1,5 mil agentes da rua.

No domingo (28/03), primeiro dia da campanha de imunização da Segurança Pública, 362 servidores foram vacinados. Já nesta segunda-feira (29), a vacina contra a Covid-19 alcançou 379 doses aplicadas.

A vacinação das forças de segurança não irá comprometer a programação dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde será utilizada a reserva técnica de grupos prioritários já contemplados no PNI,sendo doses remanescentes de público já vacinado.

A SSP enviará, diariamente, uma lista para a FVS com os nomes dos profissionais aptos a tomarem a primeira dose da vacina. Os profissionais podem consultar o setor administrativo da sua unidade para verificar se o nome consta na lista.

Vacinação do grupo prioritário de Segurança Pública e Salvamento
Fonte: FVS-AM
Período: 28 a 29/03/2021

Detran-AM: 24
Polícia Militar: 520
Polícia Rodoviária Federal: 16
Polícia Civil: 100
Polícia Federal: 17
Bombeiros: 57
Defesa Civil: 7

spot_img