As Polícias Civil e Militar receberam, nesta terça-feira (13/11), o reforço de 51 fuzis de assalto 5,56 IA2 Imbel, 95 capacetes balísticos nível IIIA, duas pistolas e nove coletes balísticos nível IIIA. Os equipamentos foram distribuídos pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Os materiais são oriundos de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Dos fuzis, 33 foram distribuídos para a Polícia Militar (PM), dois para a Polícia Civil (PC), 12 para a PM na região de fronteira e quatro para o Departamento de Operações Aéreas (Dioa) da SSP.

Os coletes balísticos e as pistolas PT 840 foram distribuídos para a PC, enquanto os capacetes balísticos, para a PM. Além destes equipamentos, o convênio já resultou na distribuição de viaturas para a PM e para o Corpo de Bombeiros e de um comparador balístico para o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

“Queremos garantir que nossas tropas tenham condições de enfrentar em alto nível as organizações criminosas. As operações nos rios, por exemplo, são de alto risco e precisamos dar maior proteção aos policiais civis e militares que fazem esse enfrentamento”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares.

Combate ao narcotráfico – Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Silva, os equipamentos entregues nesta terça-feira pela SSP-AM vão aumentar a capacidade de combate à criminalidade, especialmente o narcotráfico em Manaus e no interior. “Esses novos fuzis serão repassados para nossas tropas especializadas”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, lembrou de ocorrências recentes em que narcotraficantes estavam portando arma de grosso calibre. “As Polícias Civil e Militar devem ir para os rios combater fogo com fogo, ou seja, fuzil com fuzil”, disse.

Na semana passada, policiais da Secretaria Executiva Adjunta da Inteligência (Seai) e da PC interceptaram uma quadrilha altamente armada no rio Solimões, nas proximidades do município de Iranduba. Os infratores atiraram na lancha policial na tentativa de fuga, mas foram alvejados. Quatro traficantes morreram e outros dois foram presos. Na ação, foram apreendidos 500 quilos de maconha tipo skunk, um fuzil 556, uma espingarda calibre 16 e outra calibre 12, além de 151 munições de vários tipos de armas.

Mais fuzis – Outros 60 fuzis de assalto Taurus T4, de calibre 5,56, estão em processo de aquisição pela Secretaria de Segurança e custarão R$ 514 mil. O armamento será distribuído para a PM, com 40 unidades, e para a PC, com 20 unidades. Após a entrega dos fuzis para as Polícias, a SSP-AM prestará contas da execução dos valores, oriundos de emenda parlamentar, ao Ministério da Justiça.

Neste ano, em julho, dando continuidade ao investimento em armamento, a SSP-AM renovou o convênio com as Forças Armadas para utilização de 70 Fuzis Automáticos Leves (FAL 7,62). De uso exclusivo do Exército, o convênio com o 12° Batalhão de Suprimento do Comando Militar da Amazônia (CMA) permite o uso pelas forças especiais da PC e PM.

O convênio garante por seis meses a utilização dos fuzis pelo efetivo de tropas especializadas como a Companhia de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Choque, da Polícia Militar, e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, além das tropas em Tabatinga, na tríplice fronteira.

Equipar as polícias do Amazonas faz parte do planejamento estratégico determinado pelo governador do Amazonas, Amazonino Mendes, e implementado pelo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares. Com esses equipamentos, as forças de segurança do Estado ficam cada vez mais preparadas para atuarem no enfrentamento à violência e à criminalidade.

Reforço – O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, encaminhou neste mês ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, um pedido de apoio para a concessão de equipamentos e novas tecnologias para o combate ao narcotráfico, como lanchas blindadas.

FOTO: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here