27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seinfra faz articulação em busca de recursos para construção e reformas de aeroportos no interior

Os recursos estão sendo pleiteados junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está pleiteando junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) recursos para a construção e reforma de aeroportos no interior do estado. Uma equipe do Setor de Planejamento da Seinfra já iniciou as tratativas com a SAC para apresentar as propostas do Amazonas direcionadas para a reforma e construção de novos aeroportos nos municípios amazonenses.

Os principais argumentos como defesa da solicitação estão relacionados às distâncias entre os municípios do estado e a capital e o fato de que, em razão do regime das águas, algumas cidades ficam praticamente isoladas por falta de ligação terrestre e por conta da seca dos rios em determinadas épocas do ano.

A mesma equipe também já se reuniu, no último dia 22 deste mês, com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em busca de apoio técnico para a pesquisa e elaboração dos projetos básicos e executivos necessários para a captação dos recursos, realização do processo licitatório e contratação de empresa especializada para a realização das obras.

“É possível inclusive que tenhamos pelo menos três especialistas nessas áreas, entre arquitetos e engenheiros para compor essa parceria e para que possamos levar adiante a construção destes aeroportos”, destacou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Alternativas – Segundo Carlos Henrique, o Governo do Amazonas está buscando alternativas para o transporte no interior para reduzir as distâncias e facilitar a circulação de riquezas, trabalho este que está sendo realizado com a recuperação de ramais em todo o interior.

“A Infraero já se posicionou favorável às reivindicações e aos projetos do Governo do Amazonas, abrindo as portas para as tratativas necessárias para iniciar o processo que culminará com a construção e reforma destes e de mais aeroportos no interior, além dos que serão beneficiados de imediato, que serão os de Maués, Fonte Boa e de Itacoatiara”, explicou.

FOTO: ARQUIVO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui