Amazonas Notícias

Seinfra inicia treinamento para utilização do Diário de Obras Digital

Ferramenta oferece mais transparência e sustentabilidade

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), iniciou nesta quarta-feira (08/02), um treinamento sobre a utilização da ferramenta Diário de Obras Digital, da plataforma e-OBRAS. O curso se estende até sexta-feira (10/02), no auditório da Seinfra.

O treinamento está sendo direcionado aos engenheiros fiscais da Seinfra, às empresas que possuem contrato ativo com a pasta e às demais secretarias que se utilizem do Diário de Obras ou do Mapa Vivo de Obras. A capacitação é ministrada por técnicos da especializada, que é a administradora da plataforma do e-OBRAS.

A ferramenta, que entra em vigor oficialmente e de forma obrigatória a partir de 1º de abril de 2023, tem por objetivo tornar mais prático o acompanhamento das obras, tanto para os engenheiros fiscais das secretarias quanto para as empresas contratadas, proporcionando maior facilidade no monitoramento das atividades e garantindo transparência e credibilidade no trabalho desempenhado pelas partes.

Há ainda um viés ligado à sustentabilidade, uma vez que o Diário de Obras Digital passará a ser preenchido totalmente de forma eletrônica, evitando o desperdício de papel e gerando uma enorme economia para os cofres públicos.

O Diário de Obras Digital também contempla todos os apontamentos de um diário de obras comum, contendo informações do perfil da empresa contratada e do fiscal responsável, onde o principal diferencial é o registro fotográfico georreferenciado, que garante a credibilidade da imagem anexada ao diário.

Para o secretário de Infraestrutura do Amazonas, Carlos Henrique Lima, a correta utilização da ferramenta trará melhorias no desenvolvimento do trabalho como um todo. “A gestão pública precisa avançar com a utilização de novas tecnologias para a otimização de recursos e de tempo, de modo que os profissionais possam sempre ter uma janela disponível para pensar em melhorias de processos”, destacou.

De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Planejamento e Comunicação da Seinfra, Lizandra Brugnara, o Diário de Obras Digital será um importante instrumento no desenvolvimento da infraestrutura estadual.

“Eu sou apaixonada por transformação e aprendizagem. Acredito que inovação e capacitação podem mudar o serviço público. No Governo, o Diário de Obras Digital é um exemplo de otimização que proporcionará um melhor acompanhamento e transparência nas obras do estado”, explicou.

Funcionalidade

O Diário de Obras é uma ferramenta de gestão da plataforma e-OBRAS, desenvolvida para gerenciar informações e conceder transparência às obras de responsabilidade do Governo do Estado. Conforme a Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, a Seinfra disponibiliza informações acerca de obras desempenhadas no estado, de forma a possibilitar a transparência dos atos administrativos do governo.

Entre outros benefícios, a ferramenta irá permitir ao engenheiro responsável a fiscalização de maneira mais precisa e contínua, para que possam ser observados todos os acontecimentos diários no espaço, de forma mais abrangente e segura. Além disso, irá proporcionar um monitoramento mais apurado e um maior controle das atividades, dos recursos e da mão de obra presentes naquele contrato.

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Relacioandos