27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sejel anuncia apoio ao Estadual de Futebol Juvenil e Infantil 2016, que inicia dia 27 de agosto

Com o intuito de impulsionar o futebol de base, a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) vai se unir à Federação Amazonense de Futebol (FAF) para a temporada do Campeonato Amazonense Infantil e Juvenil 2016. As partidas, que serão disputadas nas preliminares dos jogos profissionais, a partir do dia 27 de agosto, já ganharam fórmula de disputa e o palco para muito dos jogos serão nos estádios pertencentes ao Governo do Amazonas, como Ismael Benigno, que é a Colina, o Carlos Zamith, o Oswaldo Frota, e Arena da Amazônia, sem custos para os clubes.
As disputas da competição estadual dos oito clubes do infantil e nove do juvenil terão dois turnos, com jogos em confronto único, classificando os quatro primeiros para a semifinal. Os primeiros e segundos colocados de cada turno terão a vantagem de jogar pelo empate. As finais dos turnos serão disputadas em confronto único. Os campeões de cada turno disputarão a final em jogos de ida e volta, que definirá os vitoriosos de cada categoria. Caso a mesma equipe conquiste os dois turnos, não haverá a final.

A estratégia de apoio adotada pela Sejel para o Estadual é uma forma de valorizar a base do futebol amazonense, atrair e fortalecer um novo público para os estádios. A ação ainda irá viabilizar segurança, ambulância, arbitragem, transporte e equipamentos. “Este ano já conseguimos realizar um bom trabalho no Amazonense Júnior, que encerrou na Arena da Amazônia com uma bonita festa, apoiamos o futebol feminino e agora chegou a hora da gente focar no infantil e juvenil. Vamos nos desdobrar para que os eventos possam ser um sucesso e despertem no torcedor a vontade de ir aos jogos e, ao mesmo, que os jogadores, bem como os clubes, possam se sentir valorizados”, destacou Lima.

Para o gestor de praças esportivas da Sejel, Thiago Durante, o apoio vai possibilitar aos clubes mais visibilidade e condições de se estruturarem. “Todo esse aparato que vamos dar de ambulância, estádios, equipamentos é para fortalecer ainda mais a base, para que os clubes possam investir em infraestrutura. Essa é a ideia do Governo do Amazonas, que possamos ajudar a ascender às divisões principais do futebol”, explicou Durante, ao comentar sobre a ideia de realizar partidas antes do Amazonense principal.

“Os jogos antes das partidas do profissional é uma estratégia de atrair o público. Visualizamos a grande presença de pais e familiares e amigos nas partidas de base e nada melhor que casar os jogos para que os pais vejam os filhos jogando”, ressaltou.

Felizes com o apoio
Além de pagar a taxa de arbitragem dos jogos, e ceder os estádios, a Sejel ainda vai disponibilizar os uniformes para as 17 equipes que estarão em campo. Outra conquista comemorada pelos clubes é a parceria com a empresa de calçados esportivos Mizzuno e Consulado do Japão, que vão doar pares de chuteiras para os clubes. A entrega será oficializada até a próxima semana.

“Essa parceria está trazendo benefícios não somente para o Tarumã, mas para os clubes que podem desenvolver uma melhor base para servir o futebol profissional. A base precisa ser apoiada e a Sejel está valorizando esses garotos para que tenhamos um futebol bem melhor”, afirmou o presidente do Tarumã, Antônio Policarpo Rios.

“É uma parceira muito bem vinda e nós necessitamos deste apoio, até porque a crise está aí, e no esporte não é diferente. Essa ação veio no momento certo, vai ser muito bom para os clubes, e vamos torcer para que a Sejel seja sempre comandada por desportistas verdadeiramente”, agradeceu o presidente do Sul América, Luiz Costa.

A tabela e regulamento da competição devem ser divulgados na próxima semana.

Equipes participantes
A disputa das categorias juvenil e infantil vão reunir oito clubes do infantil e nove do juvenil, sendo eles:

Juvenil – Fast, Sul América, Manaus FC, Nacional, Cliper, Tarumã, Rio Negro, São Raimundo e Holanda.

Infantil – Fast, Sul América, Manaus FC, Nacional, Cliper, Tarumã, Rio Negro e Holanda.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui