Sejel entrega passagens para atletas que participarão dos Jogos Escolares da Juventude 2018

Com a proximidade da etapa final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), realizou, na manhã desta quarta-feira (07/11), às 10h, uma reunião com pais, alunos/atletas e técnicos que irão representar o Amazonas na competição.

Durante o encontro, que aconteceu na Arena da Amazônia, localizada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, o chefe da delegação amazonense no JEJs, Egídio Pinto, fez a entrega das passagens aéreas dos atletas e esclareceu todas as dúvidas levantadas pelos pais, referente à viagem, hospedagem e demais informações da competição.

Após movimentar 57 municípios na fase classificatória, sendo 38 na fase final, na capital, os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) proporcionaram um espetáculo de habilidosos estudantes que representaram suas cidades e suas instituições de ensino. Com as escolas classificadas, a capital sediou, de forma inédita, a fase Regional II do JEJs (modalidades coletivas) e recebeu, entre os dias 20 e 23 de setembro, as delegações do Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso.

Como saldo, o Amazonas leva para a fase final da competição, que acontece no período de 12 e 25 de novembro, em Natal – RN, uma delegação com 240 pessoas, entre atletas, professores e comissão técnica.

Honrando compromisso com o esporte – Feliz com a grandiosidade que foi o JEAs e ressaltando o excelente trabalho dos professores à frente de suas equipes, o secretário da Sejel, Manoel Almeida, que fez questão de estar presente na reunião.

“Nós tivemos um dos maiores JEAs da história, movimentamos todas as calhas dos rios do Amazonas, e isso nos proporcionou uma competição inesquecível. Ficamos muito felizes por poder fazer parte desta página dos jogos, honrar com os compromissos de investir nos atletas e, com isso, revelar grandes e habilidosos nomes em nosso Estado. Nós sabemos que há inúmeras pessoas envolvidas direta e indiretamente, mas não posso deixar de lembrar da nossa satisfação por termos um corpo técnico tão motivado e interessado em fazer com que a nossa base do esporte seja cada vez melhor. Portanto, que todos tenham bons jogos”, destacou.

Motivação – Segundo o chefe da delegação, Egídio Pinto, a reunião com os pais é fundamental, inclusive para motivar o aluno a manter os bons resultados que vem mostrando nos últimos anos.

“Essa conversa com os pais é de suma importância e o objetivo é passar informações a todos sobre a participação do Amazonas nesta etapa do JEJ’s. É necessário que os alunos saiam daqui com a consciência da importância que tem essa competição para eles, por isso chamamos os pais para aconselharem seus filhos na concentração e comportamento. Queremos, com essa fase nacional, manter nosso nível de conquistas de medalha que é de 12 a 16, mas é fato que temos a possibilidade de conseguir mais”, explicou.

Egídio destaca ainda a data de embarque das delegações. “Nós viajaremos em três etapas, levando atletas para as modalidades individuais e coletivas. A primeira será na madrugada do dia 12, onde mais de 50 atletas estarão embarcando rumo a Natal. Nas semanas seguintes, teremos mais duas levas, com 50 e 90 competidores, fechando nossa delegação”, finalizou.

Destaque – Uma das modalidades que sempre conquista medalhas para o Estado é a luta olímpica. Com grandes nomes como Bryan Lucas Pereira, Diana Alves e Ketellen Regina Fernandes, o time do Amazonas promete trazer o maior número de medalhas e ficar no mais alto lugar do pódio, conforme informou o técnico da equipe, André Leocádio.

“Nosso Estado é muito forte nesta modalidade, tanto é que desde 2005 temos uma representatividade muito respeitada. Quando a luta olímpica entrou nos jogos escolares, melhorou ainda mais o nosso potencial e estamos entre os melhores do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, mas nosso foco é conquistar mais medalhas e estar sempre nos primeiros lugares do pódio da modalidade”, afirmou.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL