As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sejusc atende mais de 900 idosos no primeiro semestre

Entre os serviços oferecidos pelo órgão estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada e mediação de conflitos

De janeiro a maio deste ano, 961 idosos foram atendidos e encaminhados às medidas de proteção e garantia de direitos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Entre os serviços oferecidos ao público idoso estão orientações, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) e mediação de conflitos.

O mês com mais atendimentos foi janeiro, com 227 casos, sendo a maioria de mulheres. Neste período, a ocorrência mais registrada foi de intimidação e perturbação. Em seguida, os maiores índices foram dos meses de abril, com 197 atendimentos; fevereiro, com 193; maio, com 173; e março, com 171.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, destaca a importância da denúncia para a resolução dos casos. Ela afirma que a proposta do órgão é trabalhar políticas de prevenção e conscientização sobre os tipos de violência contra idosos.

“Para garantir o envelhecimento saudável e com dignidade, o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma integrada com diversos órgãos de proteção, sejam secretarias, delegacias e também a sociedade civil”, explica. “Ter uma sociedade bem orientada e que saiba onde procurar ajuda também é um fator determinante para a resolução dos casos. Muitas vezes o idoso não tem coragem de denunciar situações que ocorrem dentro de casa, então a pessoa mais próxima deve estar atenta aos sinais e procurar orientações”.

Semana do Idoso – Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho), a Sejusc e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) organizaram ações de cidadania, rodas de conversa, atendimentos na área da saúde, caminhada e abordagens de orientação na capital. As atividades acontecerão de quinta-feira (13/06) a sábado (15/06).

Nesta quinta-feira (13/06), a iniciativa contará com ações de cidadania, atendimentos e orientações aos usuários, na Fundação Aberta da Terceira Idade, localizada na Avenida Brasil, 70, no bairro Santo Antônio, de 8h às 14h.

Na sexta (14/06), às 8h, a Sejusc participará da “Blitz de Sensibilização, Conscientização e Fiscalização nas agências bancárias de Manaus”, em parceria com Procon, Delegacia do Idoso e Conselho Estadual do Idoso.

No mesmo dia, a partir das 14h, acontece uma roda de conversa sobre “A importância do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa”, destinada a acompanhantes de idosos e profissionais da área de saúde.

No sábado (15/06), a Sejusc participará de uma caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa, com o tema “Os movimentos Sociais na Luta pelos Direitos”. A ação, organizada pelo Fórum Permanente do Idoso (FOPI), acontecerá na Praça do Congresso, no Centro, a partir das 7h30.

Onde procurar orientação – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10.

O idoso pode entrar em contato pelo telefone 3306-0160.

FOTO: Divulgação/Sejusc

você pode gostar também