24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sejusc destaca ações do Governo do Amazonas no combate à pandemia durante videoconferência com ministra Damares Alves

A reunião por videoconferência contou com a presença da titular da Sejusc e secretários de Justiça e Direitos Humanos de todo Brasil

A titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), Caroline Braz, participou, na tarde desta segunda-feira (06/04), de uma reunião por videoconferência com a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, e secretários de Justiça e Direitos Humanos de todo o Brasil. O objetivo da reunião foi debater a promoção e ações para defesa dos direitos humanos nos Estados e Governo Federal frente à pandemia do coronavírus (Covid-19).

A titular da Sejusc, Caroline Braz, destacou as ações que o Governo do Amazonas vem adotando para atender a população em situação de rua, além de outros públicos mais vulneráveis ao vírus como idosos, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. Ela destacou também a importância da ação integrada junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Governo do Amazonas.

“Juntos, estamos procurando formas de trabalhar em conjunto, trabalhar parcerias para uma melhor resposta ao Covid-19. Informamos na reunião todas as ações e providências que o Estado do Amazonas já vem adotando, principalmente com relação ao abrigo para a população em situação de rua. Realmente, o Estado do Amazonas tem dado boa resposta a essa população, e nós estamos, a cada dia, buscando melhorar a nossa resposta. Já realizamos, em 12 dias, mais de 2.400 atendimentos para essa população, envolvendo banho, alimentação, café da manhã, almoço, jantar e também disponibilizando vagas para os que precisam dormir na Arena Amadeu Teixeira”, destacou a titular da Sejusc à ministra.

A ministra Damares Alves destacou na videoconferência que o objetivo do Governo Federal, por meio do MMFDH, também é promover ações para que os direitos humanos não sejam violados, preservando a vida sempre. Segundo a ministra, o alinhamento com as secretarias dos estados visa a promoção de estratégias criativas para o combate ao vírus com foco na população mais vulnerável.

Caroline Braz reforçou que é muito importante o alinhamento com o Governo Federal e os outrosestados para o Brasil superar os problemas causados pela pandemia.

“A cada dia estamos estudando e analisando novas oportunidades e formas de poder ajudar da melhor forma possível o nosso cidadão vulnerável. O Governo do Amazonas está empenhado em proteger essa população, em proteger os nossos idosos. Na semana passada, realizamos a entrega cinco mil kits de álcool em gel para idosos, para que esse público se proteja e que não sejam contaminados pelo novo coronavírus”, acrescentou a secretária da Sejusc.

Ações – Desde o dia 25 de março, o Governo do Amazonas realizou mais de 2.400 atendimentos à população em situação de rua, no abrigo montado na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul de Manaus. No local, são ofertados banhos e três refeições (café da manhã, almoço e jantar) aos assistidos, também recebem doações de itens de higiene pessoal e roupas. Atualmente, um total de 65 pessoas, entre idosos, mulheres em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência está abrigada no espaço.

A Sejusc, a Seas e o FPS, em parceria com a iniciativa privada, doaram cinco mil kits de álcool em gel para 43 grupos que desenvolvem trabalhos sociais com mais de dois mil idosos.

Atendidos – Do início do mês de março até o último sábado (04/04), o Governo do Amazonas já beneficiou mais de 200 instituições filantrópicas e associações com doações de alimentos em ações realizadas pela Sejusc em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Seas e FPS.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEJUSC

spot_img