27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sejusc lança programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Tendo o tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, programação terá terapia assistida por animais para crianças PcDs e equoterapia

Do dia 21 ao dia 27 de agosto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação traz como tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e foi criada para reafirmar a importância da participação da Pessoa com Deficiência (PcD) na sociedade.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explica que as atividades seguem a proposta da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), vinculada à Sejusc, preparou um plano que inclui café da manhã, bate-papo com representantes e convidados, terapia assistida por animais para crianças PcDs e equoterapia, que consiste na interação de pessoas com cavalos.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, destacou o papel da Sejusc na mobilização nacional. “É uma data que busca trazer mais inclusão e participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade. Nós, como uma secretaria inclusiva, decidimos aderir ao tema e estaremos realizando várias atividades que irão empoderar e trazer inclusão social para essas pessoas”.

Semana – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. A semana também tem a função de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

Programação

Sexta-feira (21/08)

Local: Núcleo PcD, rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis

• Café da manhã

• Bate-papo com a secretária executiva Lêda Maia e representantes do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), membros da Apae, do Abrigo Moacyr Alves, da Associação dos Deficientes Intelectuais do Amazonas e da Associação Pestalozzi.

Terça-feira (25/08)

Local: Núcleo PcD, rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis

• Terapia assistida por animais para crianças em parceria com o Grupo Pet Fiel

Quarta-feira (26/08)

Local: Comando de Policiamento Especializado da PM, rua Tiradentes, bairro Dom Pedro

• Equoterapia com cavalos desenvolvida pela Cavalaria da Polícia Militar

FOTO: Divulgação

spot_img