As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sejusc lança Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher em Itacoatiara

O local oferece atendimento social e psicológico para vítimas de violência

Nesta sexta-feira (14/06), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). A ação, que contou com a inauguração da Casa de Maria, com serviços de apoio às vítimas de violência, aconteceu na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher do município, localizada na rua Eduardo Ribeiro, bairro Jauary. Ação contou ainda com a participação da primeira-dama do Estado do Amazonas, Taiana Lima.

A Casa de Maria, um espaço anexo à Delegacia Especializada, com atendimento social e psicólogo, faz parte de uma parceria entre Sejusc, Prefeitura de Itacoatiara, Movimento de Mulheres Camponesas de Itacoatiara e Delegacia Especializada no município.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, o espaço é uma forma de aproximar os serviços do Governo do Amazonas dos cidadãos do interior.

“É uma determinação do governador Wilson Lima que os serviços sejam expandidos para o público do interior e a política para as mulheres é uma prioridade nesta gestão. Por isso, estamos iniciando o projeto-piloto de expansão de serviços da Rede Mulher em Itacoatiara, com o apoio dos movimentos sociais de mulheres do município”, afirma a titular da pasta. “A nossa missão é, através de um trabalho integrado, oferecer um atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e que realmente façam a diferença na vida das pessoas”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil no Estado, Lázaro Ramos, e da secretária executiva administrativa do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, que através de uma parceria também auxiliará na estrutura do espaço.

Apoio Federal – Representando o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), o assessor Especial de Gabinete, Marco Vinicius Pereira de Carvalho, esteve na cerimônia para reforçar a parceria entre o Governo Federal e do Amazonas.

“A proposta é justamente interiorizar o atendimento à mulher. Essa é a nova cara do Governo Federal e estamos aqui para selar nossa parceria”.

Movimentos Sociais – Para a Tânia Chantel, coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas de Itacoatiara, além de qualidade no atendimento, a iniciativa vai identificar os casos de violência contra a mulher.

“Essa realização em Itacoatiara é fruto da luta unificada de movimentos sociais de mulheres. Estamos nessa luta desde 2015, na composição do Fórum Municipal de Enfrentamento Contra as Mulheres, entidade com mais de 20 anos de luta no município, e, agora, chega uma aliança forte com a Sejusc para fazer a ampliação de todos os serviços, na questão de assistência social, judicial, segurança pública e saúde, porque é o conjunto de entidades que vem para esse processo”, comenta a coordenadora. “Nós queremos o rompimento da condição da mulher que vive em situação de violência e, para nós, isso é muito significante e o movimento social é ativo no processo dessa conquista”.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

você pode gostar também