31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Sejusc realiza ação Itinerante de atendimento às mulheres em situação de violência no Conjunto Viver Melhor I

Para dar continuidade a programação da campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, realiza em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), a ação Viver Melhor é Viver Sem Violência. A programação será realizada quarta-feira e quinta-feira (25 e 26 de novembro) das 9h às 16h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, localizado no conjunto Viver Melhor I, zona Norte, próximo à Barreira.

No local, serão realizados atendimentos psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamentos na Unidade Móvel de Atendimento a Mulher do Campo e da Floresta para outras unidades de assistência à mulher. Haverá também emissão de documentos básicos, como certidão de nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho. Fotografias e cópias de documentos vão ser tiradas na hora para facilitar o processo.

16 Dias de Ativismo – No Brasil, a Campanha dos 16 Dias inicia em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, e termina em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha. No Brasil, ela acontece desde 2003, por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema.

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui