24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Sema Amazonas lança campanha “Floresta faz a Diferença” contra desmatamento e queimadas ilegais

Durante solenidade, secretaria realizou entrega de veículos para apoiar gestão de Unidades de Conservação

Em menção à semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou, nesta quarta-feira (02/06), a campanha 2021 contra o desmatamento e as queimadas ilegais no Amazonas, intitulada “Floresta faz a Diferença”. Na ocasião, veículos foram entregues para apoiar a gestão de cinco Unidades de Conservação (UC) estaduais.

A divulgação da campanha deste ano começou ainda no mês de maio, por meio das plataformas digitais da Secretaria. Na oportunidade, a pasta lançou uma série de conteúdos, com a participação de ribeirinhos e comunitários de áreas protegidas, sobre a importância da floresta amazônica. É o que destaca o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

“Nos preocupamos em preparar o público para a campanha, com conteúdos diversos para mostrar como a ‘Floresta faz a Diferença’ em diferentes âmbitos, desde a comida que temos à mesa até o escudo contra os impactos das mudanças climáticas. Agora nós partimos para a parte prática, em que esses e outros conteúdos serão abordados de forma estratégica para chegar à ponta, sobretudo, ao Sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus”, disse o secretário.

Durante a ação desta quarta-feira (02/06), gestores de Unidades de Conservação do Amazonas sob gestão da Sema receberam cartazes, banners e faixas alusivas à campanha “Floresta faz a Diferença”. O material também será compartilhado com os Municípios, por meio das Secretarias Municipais.

Entrega de veículos – A solenidade contou ainda com a entrega de veículos adquiridos por meio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que apoia a gestão financeira das Unidades de Conservação do Estado, por meio do Fundo Nacional para a Biodiversidade (Funbio).

Ao todo, cinco Unidades de Conservação estaduais foram beneficiadas, entre elas a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, RDS Mamirauá, Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, RDS Matupiri e, também, o Parque Matupiri. Os gestores das UC receberam um novo barco de fiscalização, uma motocicleta, dois quadriciclos e um carro funcional.

Os veículos vão auxiliar o trabalho desenvolvido pelo gestor Cristiano Gonçalves, que gerencia a RDS do Uatumã, localizada entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. “A nossa RDS está distante pelo menos uma hora das sedes municipais. Com o barco, além de facilitar o traslado, também vai nos auxiliar nas atividades de ordenamento pesqueiro, bem como fortalecer os trabalhos de monitoramento e fiscalização”, ressaltou.

Próximas ações – O mês dedicado ao meio ambiente contará com uma programação intensa, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ainda nesta quarta-feira (02/06), a Sema retoma as atividades da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (Ciea-AM). Formada por instituições governamentais, não-governamentais, membros da Academia e do terceiro setor, o colegiado suspendeu as reuniões ordinárias há um ano, em decorrência da pandemia.

“A retomada das reuniões da Ciea-AM é muito importante para o fortalecimento da Política Estadual de Educação Ambiental, bem como para a estruturação do Programa de Educação Ambiental do Estado, disseminando ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da sociedade amazonense, garantindo a preservação e conservação das nossas florestas, por meio, agora, da Campanha a ‘Floresta faz a Diferença’”, disse a assessora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene.

As ações seguem no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, a Sema promoverá um webinar com a temática “Biodiversidade nas cidades: por que é importante?”, a fim de expor os resultados da pesquisa realizada pela Professora Cintia Cornelius, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que envolveu estudos sobre os serviços Parque Estadual Sumaúma. A live ocorrerá às 11h, no Youtube da Sema Amazonas (https://www.youtube.com/c/SemaAmazonas).

No dia 07/06, segunda-feira, ocorrerá a solenidade de assinatura de projetos aprovados pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). No mesmo dia, uma live integra o secretário da Sema, Eduardo Taveira, ao diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para discutir “Ações integradas contra o desmatamento e às queimadas ilegais”. Os eventos serão transmitidos pelas redes sociais do Governo do Amazonas.

A Sema finaliza as atividades da semana do Meio Ambiente no dia 08/06, com a implementação de ações do Programa Estadual de Bem-Estar Animal. Nesta data ocorrerá a entrega de ração a cuidadores e protetores de animais selecionados no Edital FAS Nº002/2021, além do lançamento do primeiro castramóvel do Governo do Amazonas.

FOTO: Jamile Alves/Sema Amazonas

spot_img