27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sema apresenta proposta de criação da Área de Proteção Ambiental Sauim em Rio Preto da Eva

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reuniu lideranças de comunidades da zona rural de Rio Preto da Eva no auditório da Guarda Municipal do município, nesta sexta-feira (2/8), para discutir a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) “Sauim-de-Coleira”. A proposta abrange 213.860 hectares em áreas dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no médio e baixo interflúvio das bacias do rio Preto da Eva e rio Urubu.

A proposta é que a Unidade de Conservação (UC) seja de uso sustentável, possibilitando o desenvolvimento de atividades de geração de renda sustentável pelos moradores e usuários. Isto contribuirá com o ordenamento e gestão territorial, com a proteção do Sauim-de-coleira e do meio ambiente como um todo.

Na reunião, participaram técnicos da Sema, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Sousa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilson Costa, e o biólogo Maurício Noronha, coordenador da campanha “Salve o Sauim”, além de 68 lideranças das comunidades que estão nos ramais inseridos na proposta de criação da APA Sauim.

Foi apresentada a proposta de criação e tiradas dúvidas das lideranças quanto ao projeto. Será realizado ainda um encontro em Itacoatiara e audiências públicas para coletar mais contribuições de moradores, agentes públicos e especialistas.

Estudos para criação de UC – A proposta para criação da UC, de categoria de Uso Sustentável, foi uma demanda da sociedade civil, apoiada pelo poder público, por meio da campanha “Salve o Sauim”. Foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) pela Sema, composto de representantes da academia, sociedade civil e técnicos da secretaria, que executou o estudo que subsidia a proposta.

A APA, categoria proposta pelo estudo, permite a utilização dos recursos naturais, seguindo o plano de gestão da área. É, em geral, uma área extensa, com ocupação humana, tendo como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupaça

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui