24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Sema coordena ação especial pelo Dia Mundial do Meio Ambiente na RDS Puranga Conquista

Crianças de três comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, zona rural de Manaus, ganharam, nesta quarta-feira (05/06), programação especial no Dia Mundial do Meio Ambiente. Por meio de brincadeiras e palestras, elas aprenderam um pouco mais sobre educação ambiental.

Coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e apoio da Amazonas Energia e Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), a programação incluiu palestras, gincana e atividades lúdicas. Cerca de 120 crianças, das comunidades do Pagodão, São Francisco do Chita e Terra Preta, participaram das atividades.

“A intenção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a gestão da unidade é trazer de fato as políticas públicas e aproximar o Estado das comunidades. A nossa missão como gestora é saber e entender o que as comunidades precisam de fato para viver de forma sustentável”, afirmou a gestora da RDS Puranga Conquista, Adila Mattos. A RDS Puranga Conquista inclui 15 comunidades e cerca de 1,5 mil famílias

Sensibilização – Moradora da comunidade indígena Terra Preta, a estudante Elaine da Silva, 14 anos, foi uma das participantes da programação especial. Atenta a toda a programação, ela conta que vai levar o que aprendeu para sua comunidade.

“Tá sendo muito legal, a gente está aprendendo muito com esse programa do meio ambiente, sobre os mamíferos aquáticos, o que devemos e não devemos fazer para a natureza, o que podemos fazer para ajudar os animais que estão em extinção. Aprendi que devemos protegê-los, não deixar cair em extinção, como o saium-de-coleira e o boto vermelho. Eu pretendo levar para a minha comunidade, ensinar o que devemos fazer para que isso não possa se acabar”, destacou a estudante.

Educadores ambientais – Entre os participantes da ação especial pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, estava uma equipe de Agentes Comunitários Voluntários (AAVs), cujos integrantes eram os próprios moradores das comunidades da RDS Puranga Conquista. O programa de AAV é de responsabilidade da Sema. Os membros atuam como educadores ambientais.

“A gente passa as informações relacionadas ao meio ambiente, conservação, preservação, utilização dos recursos naturais. As crianças primordialmente devem ser nosso foco. Eles serão os multiplicadores e funcionam como educadores dos próprios pais, que ainda praticam maus hábitos em relação ao meio ambiente”, afirmou o agente comunitário voluntário Daniel Araújo.

Conscientização – Morador da Comunidade do Pagodão, Cledson Amaral, destacou a importância da atividade para reforçar o trabalho de conscientização ambiental da comunidade.

“Vivenciando numa unidade de conservação a gente tem uma preocupação muito grande principalmente em relação à poluição. Nós, como comunidade Pagodão, tentamos ter uma comunidade ecologicamente correta, ambientalmente saudável para todo mundo. É importantíssimo, não só para nós, como comunidade, mas para toda a reserva e para toda a unidade”, afirmou Cledson.

FOTO: BRUNO ZANARDO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui