As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sema e Ipaam inauguram nova recepção da sede, para melhor atender usuários do sistema ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão com uma nova recepção, mais moderna com condições para melhor atender os usuários do sistema ambiental. O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira feira (27/12), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.280, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, onde funciona os dois órgãos.

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, que deixa o cargo para uma nova gestão no dia 1º de janeiro de 2019, o sentimento é de dever cumprido e espera que a nova gestão continue o trabalho que vem sendo realizado nesses 15 meses. “O projeto central hoje é manter o resgate, a retomada da confiança que a secretaria de Estado vem fazendo a nível nacional e internacional. O Amazonas não pode mais perder o protagonismo da gestão ambiental a nível nacional e a e internacional”, afirmou Dutra.

A reforma faz parte das obras de requalificação das estruturas físicas da Sema e do Ipaam, que tiveram início em Fevereiro deste ano e contou com o investimento de R$ 1.264.425,29 da Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, administrada no Estado pela Gopa (Cooperação Técnica Internacional).

O prédio construído em 1980 passou por reformas às quais priorizaram as trocas de divisórias, de pisos, instalações elétricas e dos sistemas de cabeamento de Internet, que estavam comprometidos por conta da falta de manutenção em administrações anteriores.

Melhorias ─ O material de formica das paredes, por exemplo, foi substituído por gesso a cartonado, ajudando a melhorar a acústica, inibindo os ruídos nas salas e impedindo a passagem de fundos e poeiras, que antes existiam entre os pavimentos inferior e superior do prédio. Nos pisos, foram instalados materiais vinílicos.

Duas portas e escadas de incêndios foram construídas em locais estratégicos de fuga, em caso de sinistros, atendendo as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros. A reforma do prédio, também incluiu a construção do Espaço Ambiental Tapiri, um restaurante para mais de 100 pessoas.

Banheiros ─ A novidade na recepção é a instalação de três banheiros, sendo um feminino, um masculino e um para uso exclusivo de pessoas com deficiência, atendendo todas as normais de acessibilidade e evitando a entrada de visitantes sem autorização no complexo.

Segundo o engenheiro civil da Sema, Marcio Guimarães, o local precisava de uma reforma urgente e as obras foram executadas pela As empresas Tupi Locações e Serviços Técnicos e Marka Reformas Ltda. “A recepção hoje tem mais conforto, adequação e melhoria técnica e administrativa para atender os contribuintes que hoje conta com um aumento de 30% no espaço”, disse.

FOTO: RICARDO OLIVEIRA/IPAAM

você pode gostar também