Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

“Semana do Serviço Social” vai debater o trabalho dos/as Assistentes Sociais no contexto da pandemia, no Amazonas

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15ª Região/AM), realizará no período de 15 a 27 de maio de 2021, a “Semana do Serviço Social no Amazonas” em alusão ao Dia da/o Assistente Social, celebrado em 15 de maio. Neste ano, o evento tem como tema: “Assistente Social em Defesa do Direito à Vida no Campo e na Cidade – Pelos Povos Originários e Comunidades Tradicionais”.

Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, a luta pela saúde pública e as políticas sociais, o tema foi apontado como urgente e necessário pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) de todo o Brasil.

O objetivo é reafirmar o projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção dos/as assistentes sociais na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.

De acordo com a presidente do CRESS/AM, Laurisana Camargo, apesar de serem considerados público prioritário para o recebimento da vacina contra a Covid-19, os povos tradicionais ainda enfrentam, cotidianamente, as barreiras criadas pelo preconceito, pelo ódio e a pela intolerância, somadas à injustiça social, que assola a sociedade brasileira, com políticas perversas que tentam retirar os direitos conquistados ao longo da história.

“No Amazonas, estes atentados acirraram-se devido o surto epidêmico, seja na insifuciência de políticas na saúde, educação e assistência social, até às invasões de territórios dos povos tradicionais. O cenário exige cada vez mais, um olhar apurado e vigilante, no intuito de resistir na defesa dos direitos que assistem esta população, quase sempre relegada ao quadro excludente, que desrespeita a dignidade humana destes povos”, informou a presidente.

As atividades ocorrerão de forma totalmente remota, através das plataformas virtuais do YouTube e Google Meet. Poderão participar assistentes sociais, acadêmicos, professores do curso de Serviço Social e profissionais da Assistência Social. São esperados cerca de 400 inscritos da capital e interior do Amazonas para a “Semana do Serviço Social”.

Abertura

No Amazonas, a abertura da “Semana do Serviço Social” acontece no próximo dia 15 de maio, com uma live, às 10h, transmitida na página do CRESS 15ª Região no Facebook. Durante a transmissão, a Diretoria do Conselho apresentará um balanço das principais ações realizadas pela gestão “Reconhecer a História Para Garantir o Futuro”, entre 2020 e 2021.

Ainda no sábado, a partir das 16h (horário de Brasília), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) promoverá uma live comemorativa pelo Dia do/a Assistente Social. A transmissão será via YouTube e Facebook do CFESS, com retransmissão do CRESS Amazonas. Na ocasião, será exibido o vídeo “Retratos da categoria no Brasil” com depoimento da assistente social Maria Raimunda de Oliveira, do município de Manicoré/AM.

Palestrantes

Para o dia 17 de maio, segunda-feira, está confirmada palestra da Assistente Social e Profª Dra. Maria Inês de Souza Bravo, que possui ampla experiência na área de Serviço Social, atuando no controle social, movimentos sociais, conselhos de saúde e reforma sanitária. A palestra com o tema “Assistentes Sociais no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Uma análise da saúde no Brasil. VACINA JÁ!” está programada para às 18h e poderá ser acompanhada pelo canal do CRESS Amazonas na plataforma do Youtube. Acesso pelo link https://url.gratis/AfQ9j

Pelo Youtube, também será transmitida no próximo dia 24 de maio, às 13h, a palestra “Atuação profissional do/a assistente social em situações de calamidade pública e desastres” com a expositora Dra. Aldaíza Sposati, consultora da UNESCO/UNICEF e autora de vários livros e artigos sobre políticas sociais no campo de proteção social.

Entre outros convidados para a roda de debates e palestras estão as expositoras Dra. Lidiane Cavalcante, Dra. Adriana Dutra e o Dr. Gerson César Leão Alves, Secretário Geral do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro.

Estão previstas as participações de assistentes sociais representantes da Prefeitura de Careiro da Várzea; Curso de Serviço Social da Faculdade Dom Bosco; Casa de Saúde Indígena (CASAI); Hospital Regional de Tefé; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Amazonas (SASEAM); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS).

Relatos da “Linha de Frente”

Assistentes sociais que trabalham junto aos povos tradicionais nas Regiões dos Núcleos de Base do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS), farão relatos de experiências profissionais neste tempo de pandemia da Covid-19 nos municípios que integram o Alto Solimões, Baixo Amazonas, Médio Amazonas e o Médio Solimões. Os relatos vão além da saúde, já que o trabalho dos profissionais no enfrentamento à pandemia também acontece na política de assistência social, na previdência social, no judiciário e em outras áreas.

Eleição NUCRESS

Durante a “Semana do Serviço Social”, acontece a eleição para a nova Coordenação do NUCRESS Médio Amazonas, exercício 2021-2023. O pleito será realizado no próximo dia 21 de maio, a partir das 19h, pela plataforma do Google Meet e contará com a presença dos membros da Comissão de Articulação do CRESS Amazonas.

Programação e Inscrições

Seguindo a programação da “Semana do Serviço Social”, o CRESS Amazonas estará divulgando nas mídias sociais, Facebook e Instagram, as palestras do dia com seus respectivos temas e expositores. Para participar do evento com certificação, o interessado deve se inscrever pelo aplicativo Sympla. Os links para inscrição estarão disponíveis no site http://www.cress-am.org.br/.

Abaixo, segue a programação detalhada:

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA: DIA 15 DE MAIO | MANHÃ

10h – AÇÃO: Live do CRESS – Via Facebook.

TEMÁTICA: Dia do/a Assistente Social – 1 Ano de gestão: Balanço das principais ações realizadas 2020-2021.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA: DIA 15 DE MAIO | TARDE

15h – AÇÃO: Live do CFESS pelo Facebook do CRESS

TEMÁTICA: Há mais de 500 anos sempre na linha de frente!

PROGRAMAÇÃO: DIA 17 DE MAIO | NOITE

18h às 21h – AÇÃO: Sala Temática Via YouTube.

TEMÁTICA: Assistentes Sociais no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Uma análise da saúde no Brasil. VACINA JÁ!

EXPOSITOR/A: CRESS/CFESS | Assistente Social Profª Dra. Maria Inês de Souza Bravo.

PROGRAMAÇÃO: DIA 18 DE MAIO | NOITE

18h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Experiência Profissionais em Tempo de Pandemia dos municípios do Alto Amazonas.

EXPOSITOR/A: Assistente Social Neryvan Silva | Assistente Social Rosimar Almeida | Assistente social

Gisele Maciel | Assistente Social Rayane Dantas Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO: DIA 19 DE MAIO | NOITE

19h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Direito à vida no campo e na cidade: o acesso à saúde pelos povos originários, comunidades tradicionais e povos indígenas durante a PANDEMIA –COVID-19.

EXPOSITOR/A: Assistente Social indica pela casai | Assistente Social Helen Lebão servidora da Prefeitura Careiro da Várzea | Dr. Gerson César Leão Alves – Secretário Geral do Movimento Pardo- Mestiço Brasileiro

PROGRAMAÇÃO: DIA 20 DE MAIO | NOITE

19h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Experiência Profissionais em Tempo de Pandemia dos municípios do Médio Amazonas.

EXPOSITOR/A: Assistentes sociais dos Municípios que Integram o NUCRESS.

PROGRAMAÇÃO: DIA 21 DE MAIO | NOITE

19h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

ELEIÇÃO DA NOVA COORDENAÇÃO DO NUCRESS

MEDIADORES: Mônica Antunes – coordenadora do NUCRESS Médio AM | Regina Cunha – Conselheira do CRESS

CONFERÊNCIA

TEMÁTICA: “Em Defesa da Vida: os desafios do Assistente Social frente à micropolítica contemporânea”.

EXPOSITOR/A: Dra. Lidiane Cavalcante |

PROGRAMAÇÃO: DIA 24 DE MAIO | TARDE

13h às 15h – AÇÃO: Sala Temática Via YouTube.

TEMÁTICA: Atuação profissional do (a) assistente social em situações de calamidade pública e desastres.

EXPOSITOR/A: Dra. Aldaíza Sposati | Dra. Adriana Dutra

PROGRAMAÇÃO: DIA 25 DE MAIO | NOITE

19h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Relatos das experiências dos/as assistentes sociais junto aos povos tradicionais na Região do Médio Solimões Amazonas.

EXPOSITOR/A: Sra. Laurisana Maria Branco Camargo – Presidente do Conselho Regional do Serviço Social- CRESS-AM| Sandra Alice Aires dos Santos – Coordenadora Executiva do CRESS-AM | Sra. Beatriz Costa de Almeida – Assistente Social do CRAS | Sra. Valericia Moraes da Silva – Assistente Social do CRAS | Sra. Verônica Viviane Amorim Nery – Assistente Social do CRAS | Sra. Ana Paula Lopes – Assistente Social da CASAI – DSEI Médio Solimões e Afluentes| Sra. Viviane de Castro Amorim Omlo – Assistente Social do Hospital Regional de Tefé Dr. Carlos Braga | Sr. Francisco Ripardo Maia Assistente Social do IFAM

PROGRAMAÇÃO: DIA 26 DE MAIO | NOITE

19h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Manifesto da questão social durante a pandemia covid-19 e o acesso a saúde e assistência social dos povos originários e tradicionais.

EXPOSITOR/A: Regina Cunha – Conselheira do CRESS | Patrício Ribeiro Assistente Social docente da UFAM Parintins | Manoel Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO: DIA 27 DE MAIO | NOITE

18h às 21h – AÇÃO: Sala Temática por meio do aplicativo Google Meet.

TEMÁTICA: Dialogando sobre o Controle Social em tempos de Pandemia.| Relatos dos municípios que tomaram a vacina.

EXPOSITOR/A: Expositoras Assistente Social SASEAM – Ana Paula Soares FETSUAS – Lucijane Lima de Almeida CMAS/Manaus – Lidiane Lopes Soares Trabalhador do SUAS do interior do Amazonas.

-publicidade-