26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Semana Nacional de Trânsito terá com mutirão de atendimentos aos sábados em Manaus

Quem precisar dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) aos sábados irá encontrar a sede do órgão aberta ao público durante o mês de setembro. A partir deste sábado (14/09), das 8h às 14h, a instituição oferecerá, na sede do órgão, todos os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de veículos, vistoria veicular, curso de gratuito de “Mecânica Básica”, parcelamento de débitos veiculares e atividades educativas para crianças.

A atividade faz parte das ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “No Trânsito, o sentido é a Vida”. A iniciativa ocorrerá nos próximos sábados de setembro, dias 14, 21 e 28, na sede do Departamento de Trânsito, na avenida Mario Ypiranga Monteiro, 2.884, Parque Dez de Novembro.

Os atendimentos serão realizados com agendamento e sem agendamento, exceto para quem irá pegar a primeira CNH. O documento é entregue diretamente pela autoescola em que o condutor realizou todo o processo de habilitação. Os usuários podem agendar o horário por meio do site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br), que já esta disponível.

No local também será disponibilizado um posto de vistoria veicular, e o condutor que realizar a vistoria poderá retirar, em tempo real, o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV). A vistoria é destinada aos veículos com mais de 15 anos e também aos que estejam com licenciamento em atraso.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o evento foi construído diante da nova imagem da autarquia, que é a de proximidade com a população. “O evento é realizado em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que a gente comemora dos dias 18 a 25 de setembro. Especialmente esse ano, vamos comemorar 47 anos de Detran-Amazonas no dia 25 de setembro, e decidimos fazer esse grande evento com a participação de toda a sociedade”, assinala ele.

O diretor-presidente destaca a oferta de serviços e atividades nos mutirões: “Além dos serviços, teremos um espaço de convívio social, com atividades voltadas para crianças no Espaço Kids, cursos gratuitos como curso de ‘Mecânica Básica’ voltado a população, checklist de veículos para verificação de equipamentos de segurança, condições especiais de parcelamento dos débitos veiculares com juros bem mais baixos do que aqueles praticados ordinariamente pelas empresas credenciadas. Enfim, será um grande espaço de convívio social e aproximação do Detran com a sociedade ampliando os serviços aos sábados. Aquelas pessoas que não têm tempo de ir até ao órgão durante a semana agora poderão contar com essa oportunidade durante o mês de setembro”.

Espaço Kids – A Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM disponibilizará um espaço lúdico voltado para crianças que contará com teatro de fantoches, oficina de pintura e jogos educativos. O espaço receberá a visita de crianças da Aldeia SOS Manaus, que irão realizar uma visita guiada pelo órgão, além de participar da palestra sobre educação de trânsito.

As atividades acompanham as recomendações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito (2011/2020), que visa reduzir as mortes e mutilações no trânsito. O principal foco é despertar nas pessoas a noção de que somente com a mudança de comportamento dos condutores será possível promover a paz de que o trânsito necessita.

A Semana Nacional de Trânsito será de intensa programação, que inclui palestras, mostra cultural com realização de teatro de fantoches em escolas da rede pública, blitze educativa e de fiscalização, entre outras. Serão vários dias para a sociedade, órgãos de trânsito, entidades públicas e privadas concentrarem suas ações na conscientização e em busca de um comportamento seguro no trânsito, reforçando o conceito de que todos somos responsáveis por tornar nossas ruas, avenidas e estradas lugares mais seguros para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros.

Parcelamento de débitos – Durante as ações nos sábados, também estará disponível o “Pagamento Parcelado” de débitos veiculares. A modalidade permite que débitos referentes ao serviço de licenciamento de veículos em atraso sejam pagos por meio de cartão de crédito ou débito. Nas ações aos sábados, os usuários que procurarem o serviço na sede do órgão irão encontrar condições especiais de parcelamento dos débitos veiculares com juros bem mais baixos do que os praticados ordinariamente pelas empresas credenciadas.

O parcelamento no cartão de crédito poderá ser feito em até 12 vezes, em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões. Estas empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Detran-AM.

“Mecânica Básica” – O Detran-AM abre inscrições para o curso “Mecânica Básica”, direcionado a qualquer pessoa interessada maior de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas no período de 11 a 20 de setembro, no Setor de Cursos na sede do órgão, das 8h às 14h, mediante apresentação de RG e doação de um pacote de fralda descartável, tamanho G ou GG.

O curso será ministrado pelos técnicos do órgão durante três sábados, nos dias 21 e 28 setembro e 5 de outubro, no auditório na sede do órgão. Ao todo, 100 vagas estão sendo disponibilizadas. O curso é direcionado tanto para homens quanto mulheres que procuram conhecer melhor seu veículo e aprender como executar alguns serviços básicos. Ao final, o participante receberá o certificado de conclusão do curso.

Durante as aulas, os alunos terão informações teóricas e práticas sobre o manuseio de equipamentos dos veículos, como a troca de bateria e pneus, troca de óleo, verificação do nível de água, mecânica preventiva, ações em casos de emergência e outros.

A capacitação também pretende proporcionar os conhecimentos necessários para que os interessados possam atuar na área de prestação de serviços de mecânica básica, no intuito de gerar oportunidade de emprego e renda.

FOTO: Divulgação/Detran-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui