Amazonas Notícias

Seminário em Manaus debate fortalecimento do SUS na Amazônia

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Seminário Saúde e Meio Ambiente na Amazônia – Integração para cenários futuros, uma iniciativa promovida pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), reuniu especialistas e representantes da saúde no hotel Intercity Premium, em Manaus. Este evento marcou a continuação dos esforços para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na região amazônica, seguindo discussões iniciadas em Porto Velho (RO) em maio de 2023, e que terão sua conclusão em Belém (PA).

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, enfatizou a importância do diálogo entre o Ministério da Saúde, Fiocruz, movimentos sociais e outras instituições da região para a construção de um Plano de Saúde específico para a Amazônia. “É através da construção coletiva que será possível contemplarmos propostas dos mais diferentes segmentos que integram a área da Saúde Coletiva”, destacou Stefanie.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), reconheceu os desafios únicos de saúde enfrentados pelo estado, desde sua vasta extensão territorial a comunidades em áreas de difícil acesso e vulneráveis. Ela viu o seminário como um passo significativo para a integração entre vigilância em saúde, desafios ambientais e a necessidade de pesquisa.

Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância e Ambiente (SVSA), representando a esfera federal, salientou a importância do encontro para fortalecer iniciativas de saúde na Amazônia, uma região que representa uma parcela significativa do território brasileiro e cuja saúde impacta todo o país.

O evento contou com a organização do Ministério da Saúde, Fiocruz Amazônia, Instituto Evandro Chagas, Fiocruz Rondônia, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e a participação de representantes de instituições do Amazonas.

Relacioandos