24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seminário sobre Mobilidade Urbana e Transporte Público – “Construindo uma nova Manaus”

No próximo sábado (6), a partir das 9h, o PT Municipal inicia um ciclo de debates denominado “Construindo uma nova Manaus”, em formato de seminário, sobre os principais problemas da capital amazonense e suas respectivas soluções. O primeiro assunto a entrar em discussão é a Mobilidade Urbana com a ênfase no transporte público. O evento está sendo realizado com o apoio dos deputados estaduais José Ricardo Wendling e Sinésio Campos, da vereadora Rose Matos e dos vereadores Waldemir José e Professor Bibiano. A proposta do partido é todo mês realizar um seminário com um tema de relevância para cidade.

O Seminário sobre Mobilidade Urbana e Transporte Público terá como palestrantes, o mestre em engenharia de trânsito, professor da Universidade Federal do Ceará e ex-diretor de Transporte em Fortaleza (CE), Ademar Gondim, e o doutor em Engenharia de Transportes, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pesquisador na área de transporte, mobilidade e acessibilidade de populações urbanas, Geraldo Alves. O debate é aberto ao público e visa não apenas ouvir os especialistas, mas principalmente, a população.

“Até hoje Manaus ainda não tem um Plano de Mobilidade Urbana, e o que temos visto são ações amadoras da Prefeitura, sem nenhum planejamento. Ruas são pintadas e recebem o nome de faixa azul, calçadas são pintadas e chamadas de ciclovia. Um desrespeito com a população”, expôs o deputado José Ricardo. Ele frisou ainda, que a capital amazonense já poderia ser conhecida por ter uma mobilidade urbana social e ecologicamente sustentável, se houvesse vontade política dos governantes.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) já havia alertado à Prefeitura de Manaus, que o Plano de Mobilidade Urbana deve ser elaborado de acordo com as diretrizes instituídas pela Lei nº 12.587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana). Do contrário, o município ficará impedido de receber os repasses do Governo Federal.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui