23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seminário traça panorama da produção artística no século 21

Durante uma semana, cada forma de expressão artística — entre dança, literatura, artes visuais e música — será discutida no “Seminário Panorama das Artes no Século 21”, da Prefeitura de Manaus. Idealizado e promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o encontro buscará abordar cada segmento artístico em três âmbitos: internacional, nacional e estadual, com o objetivo de identificar e analisar os entraves nas diferentes esferas.

O seminário iniciará nesta segunda-feira, 21/5, e seguirá com uma diversificada programação até a sexta-feira, 25/5, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), na rua Monsenhor Coutinho, Centro. Segundo o escritor, dramaturgo e presidente do Concultura, Márcio Souza, a ideia do seminário é abrir para os artistas, estudantes e o público de modo geral, uma discussão sobre a “criação” no século 21.

SONORA1: Márcio Souza – Pres. Concultura
“O seminário propõe uma visão em três níveis: nos planos internacional, nacional e estadual. Porque há uma síndrome aqui em Manaus de que moramos longe e então tudo é diferente.”

Para o presidente, que também será um dos palestrantes do evento, a proposta do seminário é tentar mostrar e discutir se há essa defasagem, se não há ou o porquê dessa ‘má consciência’.

SONORA2: Márcio Souza – Pres. Concultura
“A cultura é disseminada. Nós somos um ramo da cultura Lusitana que é parte da cultura da civilização ocidental, portanto é atemporal.”

Na segunda-feira, Márcio Souza fará a abertura do seminário e da exposição “Panorama das Artes no Século 21”, que ficará em cartaz até o último dia do evento.

No mesmo dia, às 15h30, o doutor em Ciências Sociais André Bazzanella, de São Paulo, ministrará a palestra “O Brasil tem política cultural – A situação das Artes no Brasil”.

Na terça-feira, 22/5, acontecerão as palestras “Panorama das Artes Cênicas no Século 21”, com o escritor e dramaturgo Jorge Bandeira, às 15h, e “Panorama do Cinema no Século 21”, com Gustavo Soranz, doutor em Multimeios, às 16h.

Na quarta-feira, 23/5, será a vez das palestras “Panorama da Música no Século 21”, com Fabiano Cardoso, Maestro Assistente do Coral do Amazonas, às 15h. E também “Panorama da Dança no Século 21”, com Getúlio Lima, diretor do Corpo de Dança do Amazonas, às 16h.

A programação continua na quinta-feira, 24/5, com a palestra “Panorama da Arquitetura no Século 21”, ministrada pela arquiteta Ana Lúcia Abrahim, às 15h. Já às 16h, o artista visual Afrânio Santos apresentará a palestra “Panorama das Artes Visuais no Século 21”.

Encerrando o ciclo de palestras, na sexta-feira, 25/5, ocorrerá a Mesa Redonda “Reflexões sobre as artes no século 21” com a participação de Lilian Fraiji (mestre em curadoria de Artes), Laurent Troost (mestre em Arquitetura e Urbanismo), João Fernandes (mestre em Letras e Artes) e Rosemara Staub Barros (doutora em Comunicação e Semiótica).

PROGRAMAÇÃO

21/5 – Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua)

9h às 11h – Oficina de Produção de Texto Literário
Instrutor: Márcio Souza, escritor e dramaturgo.
Número de Vagas: 15
Carga Horária: 15h

9h às 12h – Oficina de Tangram
Instrutor: Yro Anjos, artista audiovisual.
Número de Vagas: 10
Carga Horária: 3h

15h – Abertura da Exposição “Panorama das Artes no século 21” – Recorte 2018

Márcio Gonçalves Bentes de Souza – Presidente do Conselho Municipal de Cultura

15h30 – Palestra “O Brasil tem política cultural – A situação das artes no Brasil” – com André Bazzanella, doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ.

16h – Palestra – “Panorama da Literatura no século 21” – com Márcio Souza, escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura.

22/5 – Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua)

9h às 12h – Oficina de Monotipia
Instrutor: Monik Ventilari, artista visual.
Número de Vagas: 15
Carga Horária: 3h

15h – Palestra “Panorama das Artes Cênicas no século 21” – com Jorge Bandeira, escritor e dramaturgo.

16h – Palestra “Panorama do Cinema no século 21”, com Gustavo Soranz, doutor em multimeios.

23/5 – Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua)

9h às 12h – Oficina Análise Fílmica: Uma perspectiva discursiva
Instrutor: Professor e Doutor Luiz Carlos Martins de Souza
Número de Vagas: 30
Carga Horária: 3h

15h – Palestra “Panorama da Música no século 21”, com Fabiano Cardoso, maestro assistente do Coral do Amazonas.

16h – Palestra “Panorama da Dança no século 21”, com Getúlio Lima, diretor do corpo de Dança do Amazonas.

24/5 – Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua)

9h às 12h – Oficina Graffiti com Estencil
Instrutor: Lincoln Rocha, artista plástico.
Número de Vagas: 12
Carga Horária: 6h

15h – Palestra “Panorama da Arquitetura no século 21”, com Ana Lúcia Abrahim, professora arquiteta.

16h – Palestra “Panorama das Artes Visuais no século 21”, com Afranio Santos, artista visual e produtor cultural.

25/05 – Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua)

9h às 12h – Oficina Graffiti com Estencil
Instrutor: Lincoln Rocha, artista plástico.
Número de Vagas: 12
Carga Horária: 6h

15h – Mesa redonda “Reflexões sobre as Artes do século 21”, com Lilian Fraiji, especialista em Políticas Culturais e Mestre em Curadoria de Artes; Laurente Troost, Mestre em Arquitetura e Urbanismo; João Fernandes, Mestre em Letra e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas e gestor cultural e Rosemaria Staub Barros, Doutora em Comunicação e Semiótica e Diretora da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui