27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Semsa realiza ação para prevenir doenças do trabalho

Semsa/prevenir/doenças do trabalho

O Dia Internacional de Combate e Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) é comemorado em 28 de fevereiro e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-Manaus) lembrou a data voltando a atenção para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta sexta-feira, dia 24, com eventos em todos os distritos da capital.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que voltar os cuidados para os profissionais da saúde é necessário para que essa ação seja contínua e desperte o autocuidado contra lesões.

Uma das atividades foi realizada no auditório da Semsa e reuniu servidores para alongamentos e palestra educativa. O diretor do Cerest-Manaus, Clodoaldo Almeida, coordenou a atividade e deu dicas sobre o que pode ser feito no trabalho ou em casa para evitar a doença e também sobre alinhar posições e objetos de forma adequada. “Se pequenas ações como essas forem incluídas na rotina de cada um, grandes problemas serão evitados.”

As Ler/Dort são doenças que expressam sofrimento originado da relação do trabalhador com o trabalho e podem ser consideradas um problema de saúde pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças classificadas como Ler/Dort as tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites, síndrome mofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de D’Quervain. As tendinites e tenossinovites são as mais conhecidas, sendo que sua incidência maior está nos membros superiores, particularmente nos punhos e nos ombros.

Muitos trabalhadores sentem dores nos braços, ombros, pescoço e outras partes do corpo, mas continuam a trabalhar no mesmo ritmo, sob a mesma pressão, usando os mesmos instrumentos. A não notificação dos casos de Ler/Dort nos serviços de saúde, que é obrigatório para todas as doenças relacionadas ao trabalho, prejudica bastante a atuação do serviço.

O Cerest-Manaus funciona no Complexo de Saúde Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz e as informações sobre os serviços oferecidos podem ser consultadas pelo telefone 3214-7717.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui