A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus teve dois de seus trabalhos premiados durante a 17ª edição da Expoepi, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que encerrou nesta sexta-feira, 10/11. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar a troca de experiências e reconhecer iniciativas que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da Vigilância em Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou os autores dos trabalhos e destacou a importância de compartilhar conhecimentos para melhorar as práticas em saúde pública. Um dos trabalhos premiados, intitulado “Previsão e variações sazonais da tuberculose pulmonar com base em um modelo híbrido de séries temporais”, de Alexandre Inomata, recebeu o segundo lugar na categoria de Produção Técnico Científica por parte de profissional do SUS. Este estudo demonstrou o desenvolvimento de um modelo híbrido para análise e previsão de tuberculose pulmonar em Manaus.
Outro trabalho, “Uso de Ferramentas SIG para Geolocalização e Confecção de Rotas para Vacinação Domiciliar de Influenza em Idosos na Cidade de Manaus em 2000”, de Bruno Barros de Oliveira, recebeu Menção Honrosa na categoria E-Pôster, enfocando a otimização de rotas para vacinação domiciliar durante a pandemia de Covid-19.
Esses prêmios reconhecem a excelência e inovação dos trabalhos da Semsa, contribuindo significativamente para o avanço da saúde pública e epidemiologia. A participação da Semsa na Expoepi incluiu mesas-redondas, painéis e mostras focadas em uma variedade de áreas da saúde pública, ressaltando a dedicação da equipe à melhoria contínua das práticas de saúde na região.