Amazonas Notícias

Senac leva culinária amazonense à capital federal

Nesta semana, o Senac levou a culinária do Amazonas a Brasília durante a Semana da Gastronomia Regional. Pratos amazonenses foram apresentados aos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado nos Restaurantes-Escola do Senac nas duas instituições. O cardápio foi elaborado pela renomada chef amazonense Maria do Céu Athayde. Rperesentaram o Amazonas na capital federal, a instrutora do Senac AM Wiliana Serra e a aluna da Faculdade Senac Juliana Silva. Entre os pratos que foram servidos estão Salada Crocante de Tambaqui, Costelas de Tambaqui no Tucupi, Parfait de Cupuaçu com Pralinê de Castanha-da-amazônia.

A discente Juliana Silva salienta que participar da a Semana da Gastronomia Regional foi importante para enriquecer sua carreira profissional, principalmente, no que tange à convivência com chefs de cozinha que integram a comitiva do Senac AM. “Pude ter ciência de como funciona a logística de uma cozinha que atende 600 pessoas em média por dia. Presenciei a paixão de cozinheiros de várias partes do Brasil, muito dedicados, respeitáveis e calorosos. Eles carregam uma bagagem incrível e mostram que com amor, respeito e ética se conduz uma cozinha a níveis elevados”, ressalta a aluna do Senac AM.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM, José Roberto Tadros, que foi a Brasília prestigiar o evento, a Semana da Gastronomia Regional do Amazonas representa a divulgação da gastronomia regional, com o intuito de incrementar o turismo na região Amazônica e apresentar ao público o trabalho que tem sido realizado pelo Senac AM voltado às suas finalidades e objetivos permanentes no âmbito educacional.

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac e promove a atuação da Instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas nas quais os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula. Na terceira semana de cada mês, um Departamento Regional é convidado para divulgar a gastronomia de seu estado na capital federal.

Gastronomia no Senac

O Senac é referência em cursos do segmento de Gastronomia. A Instituição conta com mais de 570 unidades escolares por todo o País e uma estrutura formada por diversas empresas pedagógicas, entre as quais 17 restaurantes-escola, 13 lanchonetes-escola, cinco confeitarias-escola e dois cafés-escola.

Além disso, no Distrito Federal, o Senac Gastronomia, que administra sete empresas pedagógicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, bem como o Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, espaço que ajuda a disseminar novas tecnologias educacionais, desenvolve instrutores dos Departamentos Regionais do Senac e forma profissionais de excelência.

*Crédito fotos: Fabio Carvalho

Relacioandos