As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

SENAI Amazonas é o 1º do Brasil em Eletrônica e Administração

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AM) lidera o ranking do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep 2018) nos cursos técnicos em Eletrônica (Eletrônica, Eletroeletrônica e Mecatrônica), com elevação de 52,4% para 96,3% do rendimento dos alunos nos níveis Adequado e Avançado e, no técnico em Administração, com ampliação de 87,9% para 91,7% dos níveis Adequado e Avançado. Os cursos são da Escola SENAI Antônio Simões (ESAS).

A avaliação tem o objetivo de verificar a qualidade do ensino do SENAI em todo o país, considerando dimensões como desempenho dos alunos, atuação docente, gestão escolar e infraestrutura das escolas. Das categorias que as instituições podem atingir no processo de avaliação existem os níveis “abaixo do básico”, “nível básico”, “adequado” e “avançado”. A meta do SENAI Amazonas, de acordo com o gerente da ESAS, José Nabir, é que 75% dos cursos avaliados estejam entre as categorias Adequado e Avançado.

“A avaliação ocorre em duas etapas, sendo a primeira enquadrada em prova objetiva em que os alunos respondem a questões elaboradas no formato de Teoria da Resposta ao Item (TRI), e a segunda, classificada como prova prática em que os discentes demonstram por meio de solução de problemas reais suas capacidades desenvolvidas”, explicou Nabir.

Os cursos avaliados pelo Saep em 2018 na Escola SENAI Antônio Simões foram os técnicos em eletrônica, administração, refrigeração e climatização, mecatrônica e eletroeletrônica. Na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, o curso técnico em mecânica também foi avaliado. Neste último ano, segundo Nabir, o foco mais desenvolvido com os alunos de todos os cursos nas escolas foi o “saber fazer”, os alunos foram submetidos à parte prática em laboratório com situações reais envolvendo o mercado de trabalho.

“O desempenho apresentado pelo regional do Amazonas está muito relacionado à maturidade da equipe quanto à implementação de currículos com base na metodologia SENAI de formação profissional com foco em desenvolvimento de competências profissionais requeridas pelo mundo do trabalho e pela mobilização de situações de aprendizagem que permita aos alunos aplicar conhecimentos focados em situações reais de problemas existentes em processos industriais”, ressaltou Nabir.

Em 2018 o curso técnico de mecatrônica destacou-se em 1º lugar, conforme avaliação do Saep 2017. Esse ano o curso teve destaque na prova prática, tendo 100% dos alunos inseridos no nível Adequado e Avançado.

No ranking geral, a instituição ficou em décimo terceiro lugar entre os 27 estados, tendo um desempenho geral de 72,8% dos alunos enquadrados no nível Adequado e Avançado, ficando a frente dos estados: Paraíba, Espírito Santo, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Roraima. Ao todo 195 alunos participaram da avaliação e 37 funcionários entre docentes e gestores.

você pode gostar também